Artigos e Notícias -voltar-
Jovens alemãs chegam no Brasil para 1 ano de intercâmbio
Créditos foto: Arquivo EJR Full Width Post Format

Desde agosto de 2002 as Dioceses de Rottenburg/Stuttgart na Alemanha e a Diocese de Santa Cruz do Sul-RS Brasil, tem uma parceria proporcionando à jovens Alemães um Serviço Social Voluntário de 1 ano aqui em alguns projetos sociais de nossa Diocese. A Escola de Jovens Rurais-EJR recebe desde o início 1 jovem todos os anos, já passaram pelo projeto da Escola de Jovens Rurais 13 jovens.  Outros projetos também receberam, como a Vila da Fonte de Encruzilhada do Sul, onde o jovem trabalhou com estas famílias carentes e morou na Paróquia Santa Bárbara e no Bairro Santo Antônio de Lajeado no Projeto Abaquar.

A Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul em conjunto com a EJR e Divina Providência  receberam No dia 02 de agosto de 2017 três jovens, a Emily Rosa Ebner que ficará na Escola de Jovens Rurais-EJR, a Franziska Clarissa Kopold que irá para Encruzilhada do Sul num projeto que atende crianças e que é coordenado pelas Irmãs da Divina Providência, e Carolin Biederman que vai para um projeto em São Leopoldo ligado a Paróquia e o CEPA junto a jovens da Pastoral da Juventude. No dia 07 de agosto a voluntária Hanna Elena Klaeger voltou à sua terra natal após 1 ano de serviço social voluntário junto a Escola de Jovens Rurais – EJR e a Pastoral da Terra da Diocese de Santa Cruz do Sul. Mas foi a partir de 2012 que jovens brasileiros tiveram a oportunidade de ir por um ano na Alemanha, na Diocese de Rottenburg/Stuttgart, para 1 ano de serviço social voluntário fazendo parte do mesmo projeto de “Serviço Social Voluntário”, vários jovens brasileiros já participaram, e recentemente voltaram os jovens Ezequias Silva da Silva de Dom Feliciano e a Tauana dos Santos Siqueira que chegaram no dia 24 de agosto.

No último dia 26 de agosto, Marco Antônio Jantsch dos Santos e Vanessa Sofia Maders, Marco de Cruzeiro do Sul e Vanessa de Arroio do Meio, ambos jovens que participaram da Escola de Jovens Rurais-EJR viajaram para a Alemanha para vivenciarem esta bonita experiência entre as duas dioceses e países.

O objetivo principal deste Serviço Social Voluntário é: Proporcionar à jovens católicos uma experiência social conhecendo outras realidades e aproximando “os mundos” construindo solidariedade entre os jovens para um mundo melhor. Construindo solidariedade entre os jovens para além das fronteiras, para termos uma ideia, Argentina, Paraguai, México e vários outros países do Continente Africano fazem parte do mesmo projeto.

Oldi Helena Jantsch e Maurício Queiroz coordenadores da Comissão Pastoral da Terra Diocesana e Escola de Jovens Rurais atuam na coordenação deste projeto de intercâmbio de Serviço Social Voluntário desde 2002 quando inicio. Segundo eles “é preciso que os jovens manifestem o interesse e estejam engajados em projetos sociais para se credenciarem a participar, é preciso uma boa preparação através de encontros de estudo sabendo bem certinho o que irão fazer, e que a participação não é fazer turismo e sim participara de um projeto na Alemanha, trabalhar, viver lá, viver a cultura, aprender a língua e os costumes e voltar ao Brasil com o compromisso de contribuir para um mundo melhor”.

            É muito importante para a Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul  esta oportunidade de receber Inter cambistas, pois além de vivenciar outra cultura, o trabalho voluntário desenvolvido é excelente. 

Autor: Maurício Queiroz e Tainá Petrini