Artigos e Notícias -voltar-
Uma Horta Especial
Full Width Post Format
Na Comunidade São Francisco de Assis em Boa Esperança Baixa, paróquia São Gabriel Arcanjo de Cruzeiro do Sul, iniciamos uma horta ecológica e comunitária com um grupo de agricultoras e agricultores. Minha família disponibilizou um espaço de terra ao lado do salão da comunidade para a realização do projeto, que aqui chamo de “Uma Horta Especial”. Sabe por que ela é tão especial?
Bem, há várias razões para chama-la de especial, descrevo aqui as principais;          
- é comunitária, ou seja, é feita em grupo e mutirão num tempo em que o individualismo é tão forte, a horta mostra que o mutirão pode ser ainda mais forte.            
- é ecológica, pois é cultivada segundo os princípios da agroecologia, e inspirada também na mensagem do Papa Francisco que diz vamos cuidar da Casa Comum.            
- é pedagógica, pois proporciona muita troca de saberes e onde se constrói muitos conhecimentos e além disso motiva mais hortas, aliás o projeto faz parte de um projeto maior chamado “Projeto Mais Hortas” coordenado pela Enfermeira Eveline Paim no município.           
 - é saúde para o corpo através de uma alimentação saudável, mas também para a alma porque se encontrar e fazer algo em grupo faz muito bem, fortalece as relações e cria amizades.           
 - é inspiração para os agricultores/as locais e para os jovens também pois começam a enxergar na agroecologia uma saída na produção ecológica de verduras para agregar renda. Aqui destaco o grupo “Orgânicos de Cruzeiro” que começou o processo de cultivo e certificação da produção orgânica, fico mais feliz ainda ao ver jovens engajados nesta caminhada.            
- é multiplicadora, de modo que a partir dela surge hortas escolares e melhoria nas hortas familiares. As escolas São Miguel de Linha Sítio, São Felipe e Job Sehn são irradiadoras da experiência, fazem hortas e levam os estudantes conhecer a horta da nossa Comunidade.            
Esta horta realmente é muito especial, e a inspiração de São Francisco de Assis, padroeiro de nossa comunidade, foi fundamental, pois São Francisco é considerado padroeiro da Ecologia. Desejo que esta experiência seja multiplicada em outras comunidades! Que tal sua comunidade organizar uma experiência assim?
Autor: Oldi Helena Jantsch, CPT Diocesana.