Artigos e Notícias -voltar-
Preservação do meio ambiente: um compromisso de todos
Créditos foto: Arquivo Full Width Post Format
O Colégio Nossa Senhora Medianeira, preocupado com a preservação do meio ambiente, desenvolve diferentes ações de sensibilização e cuidado com a natureza, as quais estão definidas no Projeto Planeta Sustentável, desenvolvido há alguns anos pelo Educandário. Entre as práticas, está a coleta de óleo de cozinha, lacres e tampinhas de plástico. 
O recolhimento do óleo é feito diretamente em estabelecimentos comerciais e na Escola. A comunidade em geral é mobilizada e há uma participação expressiva das pessoas, que trazem o óleo em litrões, sendo todo o material arrecadado repassado para a AFUBRA, para destinação correta. 
Os lacres recolhidos pelo Colégio são entregues ao Lions Candelária, para a aquisição de cadeiras de rodas. As tampinhas de plástico coletadas também são levadas ao Colégio e, posteriormente, repassadas à ASDISC, que participa do projeto Tampinha Legal. Por meio desse projeto socioambiental, podem ser arrecadadas tampinhas plásticas de garrafa pet, produtos de limpeza, leite, entre outras.
Neste ano, como forma de incentivo, o Colégio organizou uma gincana de recolhimento de óleo, lacres e tampinhas, entre as turmas. Os vencedores foram contemplados com ida ao cinema e participação em piquenique. O envolvimento das crianças, adolescentes e famílias foi muito grande. Em todas as datas estipuladas para coleta, sempre foi grande a adesão e, consequentemente, doação dos produtos.
Com essas ações, espera-se multiplicar a ideia de que todos precisam agir; a preservação da natureza não é uma responsabilidade única dos órgãos de proteção ao meio ambiente, mas um compromisso de todos. É na atitude correta de cada um diariamente que haverá mais força e os resultados poderão aparecer. 
Enquanto não se assumir a responsabilidade e firmarem hábitos adequados, por exemplo, em relação à destinação do lixo, o planeta continuará pedindo socorro e o ser humano poderá sofrer consequências sérias em sua vida no que se refere a condições mínimas necessárias para uma saúde física e emocional. Precisamos lembrar que somos parte do meio ambiente, e um ambiente doente pressupõe pessoas doentes. Não deixemos chegar a uma situação irreversível, façamos de imediato a nossa parte!

Autor: Luziane Mozzaquatro