Artigos e Notícias -voltar-
Diocese vai acolher 44ª Romaria da Terra
Créditos foto: Reprodução / Diocese de Cruz Alta Full Width Post Format
Ao final da 43ª Romaria da Terra do Rio Grande do Sul, no Parque de Eventos da cidade de Mormaço, diocese de Cruz Alta, Frei Wilson Dalgnol anunciou a Diocese de Santa Cruz do Sul como sede da 44ª Romaria da Terra, no dia 16 de fevereiro de 2021.
A 43ª Romaria teve como tema “o bem viver no campo e na cidade”. Participaram, aproximadamente, 10 mil pessoas. A caminhada de 2,7 quilômetros não teve carro de som, mas os participantes foram motivados a refletir e deixar se inspirar pelos cenários montados ao longo do caminho. A missa, presidida por Dom Adelar Baruffi, teve a participação de 11 bispos e dezenas de padres. Em vez da tradicional Tribuna Livre, depois do almoço, foram organizados 11 oficinas onde foram debatidos temas como agroecologia, agroindústrias, fitoterapia, juventude, Landato Si, questão agrária, etc.
Na celebração de encerramento, a Diocese de Cruz Alta passou os símbolos da Romaria (Vela e Cruz) para a Diocese de Santa Cruz do Sul. Falando em nome da Diocese, Pe. Roque Hammes ressaltou que, após a consulta da Comissão Pastoral da Terra ao Bispo, foram feitas várias sondagens, sendo que as lideranças se comprometeram em assumir a Romaria. Por isso, no dizer de Dom Aloísio, “não é o Bispo que assume a Romaria, mas é a Diocese que a vai assumir”. Assim, no Lançamento do Ano Pastoral vamos começar a construir a Romaria e, no dia 21 de abril, vamos fazer um amplo debate com lideranças de todas as paróquias. Desde já, a 44ª Romaria da Terra deve entrar na agenda das paróquias, setores de pastoral e movimentos de Igreja. A 44ª Romaria da Terra vai ser organizada pela Diocese de Santa Cruz do Sul, junto com a Comissão Pastoral da Terra do RS.
Autor: Pe. Roque Hammes