Artigos e Notícias -voltar-
44ª Romaria da Terra
Full Width Post Format
Na tarde da quarta-feira, dia 27 de maio, aconteceu mais uma reunião virtual da equipe ampliada da Romaria da Terra.  Participaram 14 pessoas, entre as quais estavam Dom Aloísio Dilli (Bispo de Santa Cruz do Sul) e Frei Wilson Dalagnol (coordenador da Comissão Pastoral da Terra no RS). 
Dom Aloísio fez a acolhida aos participantes, lembrando que precisamos viver a nossa fé dentro do contexto da pandemia. Para isso, invocou as luzes do Espírito Santo. 
Mauricio Queiroz, coordenador da CPT na Diocese, fez uma retomada da última reunião e pediu que as pessoas que não tinham participado da primeira reunião se apresentassem e se manifestassem sobre os temas tratados. Em base a isso, voltou-se a discutir sobre a temática da 44ª Romaria da Terra. 
Sabendo que a Romaria não é apenas um evento mas também um processo, está na hora de definirmos se a Romaria será em 2021 ou 2022. Dom Aloísio acentuou que a decisão deve ser tomada até o início de julho para que, desta forma, a Diocese possa encaminhar a sua programação pastoral. 
Em relação ao tema, existe um consenso de que deva abordar a questão da agroecologia, ligando ao planeta que está doente. "As pessoas estão doentes, os animais estão doentes, as plantas estão doentes". Podemos aproveitar as comemorações do Ano Especial da Laudato Si, que iniciou no dia 25 de maio. Uma das bonitas experiências que temos na Diocese, e que nunca foi abordada, é a produção da erva mate. Ela remete à agricultura familiar, à agroecologia e ao valor das relações humanas. Outros possíveis locais para a realização da Romaria são Arroio do Meio, Candelária, Rio Pardo e Encruzilhada do Sul. Até a próxima reunião a equipe deverá buscar dados mais concretos, conversando com os padres e lideranças destes locais.
A próxima reunião será no dia 8 de julho às 14 horas. Na oportunidade deverá se decidir sobre o ano da próxima romaria, aprofundar o tema da Romaria e, possivelmente, bater o martelo sobre o local da Romaria.
Autor: Pe. Roque Hammes