Artigos e Notícias -voltar-
Colégio Medianeira e Prefeitura renovam acordo de cooperação
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
Convênio oportuniza bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de baixa renda do município.
Há alguns anos, o Colégio Nossa Senhora Medianeira mantém um acordo de cooperação com a Prefeitura de Candelária, beneficiando a comunidade e conferindo ainda mais qualidade à educação do município. Neste ano, o Educandário e o Executivo Municipal renovaram, mais uma vez, o convênio, que já existe desde 2004. A parceria consiste na cedência de 40 classes e também de profissionais – um professor, um funcionário e dois auxiliares de Educação Infantil – por parte da Prefeitura e a oferta de bolsas de estudos parciais e integrais por parte do Colégio.
Esse acordo, conforme o diretor do Colégio Medianeira, Alan Wagner, corrobora o caráter filantrópico da Escola, já que oportuniza ensino de qualidade a alunos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além das aulas regulares, os alunos também têm a chance de participar de atividades extraclasse, sejam esportivas – futebol, basquete, vôlei – ou artísticas, como música – aulas de instrumentos de cordas, percussão e de sopro. Outras atividades nas quais eles são inseridos dizem respeito a laboratórios de aprendizagem de disciplinas como Física, Química e Matemática.
Wagner destaca que o acordo de cooperação proporciona ao Colégio Medianeira a realização de um trabalho socioeducacional, tendo em vista que, muitas vezes, faltam vagas em escolas da rede pública municipal e estadual. “Mais do que garantir o direito básico da educação, fazemos com que esses alunos tenham acesso a um ensino diferenciado”, comentou. Para ele, o convênio tem importância econômica, porque amplia o número de alunos e torna a Escola uma referência em atividades esportivas e artístico-culturais.
A presença desses alunos pelos corredores do Colégio Medianeira enche de orgulho toda a equipe diretiva e os professores.

SELEÇÃO
Os alunos bolsistas são selecionados mediante uma avaliação socioeconômica, feita por uma assistente social. Além disso, as famílias apresentam uma documentação extensa, que é analisada pela equipe do Colégio Medianeira e também por membros da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul (ASDISC). Entre os critérios levados em conta para a cessão da bolsa de estudo está a renda familiar per capita. Isto é, para ter direito ao benefício, a família não pode ultrapassar o teto de rendimentos, conforme legislação federal.
As bolsas de estudo são disponibilizadas para alunos matriculados em turmas desde a Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental. É importante destacar que, após a conclusão do Ensino Médio, esses alunos podem se encaixar no esquema de cotas de alunos de escola pública para ingressar em universidades federais com a nota do Enem ou em faculdades privadas, pelo ProUni.
Autor: Heloisa Corrêa. Assessora de Imprensa/Colégio Medianeira