Artigos e Notícias -voltar-
Uma vida saudável sem agrotóxicos
Créditos foto: Arquivo Full Width Post Format
É na busca de produção de alimentos saudáveis e agroecológicos que tantos grupos familiares da zona rural se organizam, aliando geração de renda, sustentabilidade e preservação ambiental. Uma destas iniciativas, o “Núcleo de Agricultores Ecologistas - NAESC”, recebe apoio e assessoria técnica da Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul- ASDISC, através de um técnico que acompanha o grupo mensalmente.
O grupo de 8 famílias quer continuar colocando saúde na mesa dos consumidores, através das hortaliças, frutas e grãos que são cultivados sem nenhum agrotóxico além, da produção de geleias e panificados  comercializados na Feira Ecológica.                                       
A maioria das famílias realiza feira ecológica em Santa Cruz do Sul há mais de 15 anos, é produto da necessidade de mudança dos sistemas convencionais de produção e consumo e da organização de pequenos agricultores de forma associativa. Integrando as famílias, a iniciativa é espaço exclusivo de comercialização de produtos ecológicos, integrando produtores e consumidores e oferecendo qualidade de vida através de alimentos isentos de venenos, adubos químicos e sementes modificadas geneticamente.                                         
 A Feira Ecológica acontece todos as terças e sábados, das 6h30min às 12h00min na Praça Ernesto Frederico Söhnle, próximo ao Shopping Santa Cruz. Toda a comunidade santacruzense é convidada a visitar a feira e, além de incentivar a produção ecológica, obter uma melhor qualidade de vida através de uma alimentação mais saudável e assim criando o consumo consciente.

Autor: Raquel Fagundes