Artigos e Notícias -voltar-
Projeto Pedalar para Transformar
Créditos foto: Arquivo Colégio Full Width Post Format
O Projeto “Pedalar para Transformar”, desenvolvido pelo 9º ano do Colégio Nossa Senhora Medianeira, tem por objetivo incentivar e promover ações que visam a uma maior integração da bicicleta no nosso dia a dia. Segundo o professor Eudes Alberto, coordenador do projeto, Candelária, por se tratar de uma cidade quase plana e de pequenas dimensões, facilita o uso da bicicleta como locomoção. Esse uso da bicicleta no dia a dia, além de ser extremamente saudável, é um gerador de economia familiar, visto o preço atual dos combustíveis. 
Entre as ações programadas no projeto, haverá o arrastão da saúde, com um trajeto ciclístico pré-determinado, iniciando e terminando no Colégio Medianeira. Durante esse trajeto, os alunos estarão convidando professores, pais e comunidade em geral para se juntar ao grupo.
Outra ação visa a mudar os hábitos no próprio Colégio, sendo que, uma vez por mês, acontecerá o dia da bicicleta. Os alunos, professores e funcionários, nesse dia em especial, serão estimulados a usar a bicicleta como meio de locomoção.
Além das ações práticas, ocorrerão também as ações pedagógicas. Os alunos terão uma planilha semestral, para anotar dados de economia referentes à troca do carro pela bicicleta, trabalhando assim o senso de economia com cálculos práticos nas áreas de matemática e física. 
“Sabemos que, se dermos o exemplo, poderemos enfatizar e conscientizar sobre a importância do ciclismo como uma atividade saudável, bem como destacar uma possível solução para um problema que nós candelarienses começamos a notar: o alto índice de carros em nossas ruas”, destaca o professor Eudes.

                 

Autor: Professor coordenador do projeto Eudes Thieves dos Santos