Artigos e Notícias -voltar-
Cristãos celebram a unidade
Full Width Post Format
Entre os dias 13 e 20 de maio, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC - celebra a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O tema que motiva as reflexões e orações, preparado pelas igrejas cristãs do Caribe, é “A mão de Deus nos une e liberta”, escolhido a partir do canto de Miriam e Moisés (Ex 15,1-21). Na carta conjunta das lideranças das igrejas que participam da programação da Semana, se diz que “na América Latina e no Caribe, as igrejas assumem que a Bíblia foi instrumentalizada pelo colonialismo que subjugou populações originárias destas regiões para justificar a escravidão. É uma história que precisa ser revista e reconhecida para que seja superada”.
Referindo-se às atuais situações de opressão do povo, como “o trabalho escravo que ainda hoje é realidade” e “o racismo que continua sendo o principal fator de dominação e violência contra pessoas negras”, as igrejas afirmam que “o tema nos desafia e desacomoda”. A nossa fé cristã “exige que não compactuemos com projetos colonialistas que querem continuar exercendo poder e definindo que algumas pessoas serão sacrificadas para que outras vivam em abundância”. 
Na explicação do cartaz se ressalta que “as ondas revoltas representam os muitos conflitos e desigualdades que provocam deslocamentos não desejados. As mãos que se confundem com as ondas representam as mãos de Deus que amparam, consolam e confortam a humanidade, em especial nas situações difíceis. As diversas comunidades estão representadas pelos barcos e pelas cores”. 
O ecumenismo, graças a Deus, está muito vivo em vários municípios da Diocese. É o que testemunham as tantas celebrações ecumênicas, os fóruns ecumênicos de padres e pastores e os cursos ecumênicos da Bíblia. O desafio é o de sempre mais nos unirmos para fazer frente aos grandes problemas da atualidade. Por isso, rezemos para que a unidade seja sempre maior.
Autor: Pe. Roque Hammes