Artigos e Notícias -voltar-
Pastoral da Comunicação propõe “Café com a Imprensa”
Créditos foto: PASCOM Full Width Post Format
Na reunião da Pastoral da Comunicação da Igreja do Rio Grande do Sul – PASCOM - no dia 12 de abril, foi firmada a proposta de realizar um “Café com a Imprensa” em todas as Dioceses para marcar o Dia Mundial das Comunicações que acontecerá no dia 02 de junho. O principal tema a ser colocado sobre a mesa é a Mensagem do Papa para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais – “Das comunidades de redes sociais à comunidade humana”. 
O Papa começa a mensagem, dizendo: “Desde quando se tornou possível dispor da internet, a Igreja tem sempre procurado que o seu uso sirva para o encontro das pessoas e a solidariedade entre todos”. E termina, dizendo: “Se uma família utiliza a rede para estar mais conectada, para depois se encontrar à mesa e olhar-se nos olhos, então é um recurso.  Se uma comunidade eclesial coordena a sua atividade através da rede, para depois celebrar juntos a Eucaristia, então é um recurso. Se a rede é uma oportunidade para me aproximar de casos e experiências de bondade ou de sofrimento distantes fisicamente de mim, para rezar juntos e, juntos, buscar o bem na descoberta daquilo que nos une, então é um recurso. Assim podemos passar do diagnóstico à terapia: abrir o caminho do diálogo, ao encontro, ao sorriso, ao carinho... Esta é a rede que queremos: uma rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres. A própria Igreja é uma rede tecida pela Comunhão Eucarística, onde a união não se baseia nos gostos, mas na verdade, no “amen” com que cada um adere ao Corpo de Cristo, acolhendo os outros corpos”.
Em Santa Cruz do Sul já está confirmado o “Café com a Imprensa” para o dia 30 de maio, às 08h30m, no Secretariado de Pastoral. Além da mensagem do Papa, serão servidos outros pratos. Todos os MCS desde já podem se sentir convidados.
Autor: Pe. Roque Hammes