Artigos e Notícias -voltar-
PASCOM prepara o Dia Mundial das Comunicações
Full Width Post Format
Na tarde da terça-feira, dia 14 de abril, os coordenadores da Pastoral da Comunicação (PASCOM) das dioceses do Rio Grande do Sul fizeram uma reunião online, via skype. A coordenação esteve ao encargo da jornalista Greice Pozatto de Cruz Alta, que também é a coordenadora da PASCOM do Regional Sul/3 da CNBB. O principal assunto em pauta foi a preparação do Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado no domingo da Ascensão de Jesus (24 de maio).
O tema da mensagem do Papa Francisco para este dia é: "A vida se faz história", fundamentado no texto de Êxodo 10,21: "Para que possas contar e fixar na memória".
Definiu-se que, em nível regional, vamos celebrar o dia com três eventos:
1º) Uma formação para as equipes da Pascom das paróquias do Rio Grande do Sul. Esta formação deverá acontecer entre os dias 11 e 16 de maio, em vídeo-conferência ou live.
2º) Uma conversa do bispo com as equipes da Pastoral da Comunicação e os comunicadores de cada Diocese entre os dias 18 a 23 de maio. Esta conversa deve ser preparada em cada Diocese.
3º) Uma mensagem de Dom Carlos Rômulo, bispo referencial da PASCOM do Rio Grande do Sul, para o dia 24 de maio.
Além disso, tratou-se do encontro regional da PASCOM, marcado para o dia 7 de novembro, em Montenegro. Esperamos que, até lá, tudo volte ao normal e os encontros presenciais possam ser realizados.
Também se definiu pela organização de um banco de fotos da PASCOM do Regional SUL/3, com o intuito de facilitar o acesso às fotos sem o risco de ser incriminado por causa dos direitos autorais.
Em tempos de quarentena por causa do coronavírus, as equipes da Pastoral da Comunicação estão sendo muito solicitadas e desafiadas. O trabalho se avoluma.
Autor: Pe. Roque Hammes