Artigos e Notícias -voltar-
Comunicar para mudar os corações e as estruturas
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
Às 15 horas do sábado, dia 12 de setembro, aconteceu a reunião on-line dos coordenadores da Pastoral da Comunicação das Dioceses do Brasil. Coordenada pelo Marcus Tullius, a reunião teve a participação de 189 pessoas, representando 128 dioceses do Brasil. Mesmo reconhecendo que já se caminhou muito como Pastoral da Comunicação (PASCOM), Marcus, inspirado no 1º Livro dos Reis (19,7), lembrou que “ainda temos um longo caminho a percorrer”.
A Pastoral da Comunicação, no Brasil, está organizada em quatro Grupos de Trabalho (GT). 
O grupo da Espiritualidade se propõe oferecer formação sobre Liturgia da Palavra de Deus e promover a Leitura Orante da Palavra de Deus através do You Tube e pílulas em Podcasts.
O grupo da Formação está organizando a Escola Nacional de Comunicação, na modalidade on-line. 
O grupo da Produção está por ativar o projeto “Fumaça Branca” no intuito de filtrar as fake News. Além disso, está empenhado em dar visibilidade às ações caritativas da igreja.
O grupo da Articulação se propõe identificar e visibilizar as ações realizadas pelos agentes da PASCOM e valorizar as histórias de vida das pessoas (minha história importa - #eusoupascom). 
Dom Neri José Tondello, bispo de Juína-MT e representante da CNBB na PASCOM, ressaltou que “Neste tempo de pandemia, a Igreja percebeu a importância dos Meios de Comunicação Social, das redes sociais e dos agentes da PASCOM. Conseguimos nos comunicar com as pessoas, porque existem meios”. Também ressaltou que, “diante do crescimento da cultura religiosa sem compromisso com a transformação da realidade, a Pascom tem a missão de ajudar a mudar os corações e as estruturas, para que os pobres sejam atendidos. Precisamos ajudar a formar uma nova geração na perspectiva de um Brasil para todos, e não só para alguns privilegiados”.
Ao final da reunião, foi feito um convite para o Mutirão da Comunicação, que será realizado em Belo Horizonte nos dias 22 a 25 de julho de 2021. O tema será: “Por uma comunicação integral: o humano nos novos ecossistemas”. A partir de novembro, os interessados podem fazer as suas inscrições. Deverá reunir os assessores de comunicação, assessores de imprensa, profissionais que atuam nas redes católicas e agentes da Pastoral.
Autor: Pe. Roque Hammes