Artigos e Notícias -voltar-
12 de agosto: 19º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução/Internet Full Width Post Format
"Levanta-te e come!"
"Com a força desse alimento, andou quarenta dias"
O profeta Elias havia combatido os profetas do rei que adoravam o falso deus Baal. Foi jurado de morte e se pôs em fuga deserto adentro. Cansado e desanimado, deita-se numa sombra e pede inclusive a morte. Mas Deus envia um anjo que o acorda e diz: “Levanta-te e come!” Elias come, mas volta a dormir. Acordando-o pela segunda vez, o anjo diz a mesma coisa e acrescenta: “Ainda tens um longo caminho a percorrer”. Elias obedeceu e, “com a força deste alimento, andou quarenta dias e quarenta noites até chegar ao monte de Deus”. 
Que alimento misterioso é este de que nos fala a primeira leitura? É um pão assado e um jarro de água. É um alimento dado por Deus que devolve o ânimo a seu servo. É um alimento dado por Deus que dá forças para o profeta completar sua jornada. Como não lembrar das palavras de Jesus no evangelho de hoje: “Eu sou o pão que desceu do céu”, e no evangelho do domingo passado: ”Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede” ? 
Sim, a vida dos profetas aponta para Jesus, o verdadeiro alimento que Deus enviou ao mundo para reerguer a humanidade, para devolver a esperança, para saciar a fome de justiça e a sede de verdade. O pão e o vinho consagrados no altar são o corpo e o sangue de Jesus para a vida do mundo, são seu corpo e sangue oferecidos para que tenhamos a vida eterna. E é a maneira pela qual ele quis perpetuar entre nós a sua presença salvadora. 
Quantas vezes nós, igual a Elias, nos sentimos cansados, e percebemos que Deus não nos abandonou! Quantas vezes teimamos em continuar dormindo (descompromissados, afastados da Igreja etc) e Deus enviou um anjo para nos acordar uma, duas ou mais vezes!  Quantas vezes estávamos desanimados e encontramos na Eucaristia novas forças para continuar nossa missão! 
 Louvemos a Deus pelo dom da Eucaristia e nunca deixemos de nos alimentar do verdadeiro Pão do Céu, pois ainda temos um longo caminho a percorrer!
Autor: Pe. Roni Osvaldo Fengler