Artigos e Notícias -voltar-
26 de agosto: 21º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Vós também vos quereis ir embora?”No evangelho deste domingo, o evangelista João apresenta a reação que o discurso de Jesus sobre o Pão da Vida provocou nas pessoas, discurso que se seguiu ao episódio da multiplicação dos pães e dos peixes. E o resultado não é muito entusiasmador, até mesmo entre seus discípulos. Muitos dentre eles diziam: “Estas palavras são duras. Quem pode escutá-las?” E não poucos se escandalizaram a tal ponto que “se afastaram e já não andavam mais com Ele”.                   
Mesmo assim, Jesus não mudou seu discurso. Pelo contrário, confirmou tudo. E, olhando firme para os doze apóstolos, pergunta: “Vocês também querem ir embora?” Em nome dos doze, Pedro diz:                 
«Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós acreditamos e sabemos que Tu és o Santo de Deus».                  
Muitos grupos esperavam um messias a exemplo de muitos reis que prometiam uma vida confortável com pão em abundância. Jesus revela que não veio para “dar coisas”. Coisas perecem. Ele veio para se oferecer a si próprio para que a humanidade tivesse vida. Muitos sonhavam com um Messias de triunfo e de glória humanas, mas Jesus os convidou a identificar-se com Ele e a segui-lo no caminho do amor e da partilha, do compromisso com a verdade, no caminho que passa até mesmo pela cruz, pelo dom da vida até à morte. 
As pessoas entenderam que Jesus as tinha colocado diante de uma opção fundamental: ou continuar a viver numa lógica humana, baseada em satisfações pessoais e imediatas, ou a assumir o projeto de Deus, seguindo o exemplo de Jesus que não veio para ser servido mas para servir. Quem não é capaz de se desinstalar de seus esquemas e preconceitos, de garantias demasiado materiais, se escandaliza, se decepciona e se afasta. Mas quem quer saciar sua fome e sede por justiça, verdade e solidariedade, quem realmente está disposto a lançar as redes em águas mais profundas, este topa o desafio, aceita o batismo (mergulho no evangelho e na vida de Cristo) e responde como São Pedro: 
“Sim Senhor, eu creio que és nosso único Salvador e quero te seguir! Eu aceito o teu evangelho! Eu quero comungar do teu corpo e do teu sangue para também me comprometer com teu projeto de vida plena. Quero me unir a ti para servir meus irmãos e irmãs onde for necessário, pois não há outro caminho que garante a realização mais profunda de minha alma. Por isso: Eis-me aqui, Senhor!” 

Autor: Pe. Roni Osvaldo Fengler