Artigos e Notícias -voltar-
07 de outubro: 27º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher”
As leituras de hoje apresentam como tema central o projeto de Deus para o homem e a mulher: formarem uma comunidade de amor e assim serem felizes. 
A primeira leitura, do livro Gênesis, ensina, em linguagem simbólica, que Deus criou o homem e a mulher para se completarem, se ajudarem, se amarem. Unidos, o homem e a mulher formarão “uma só carne”, isto é, foram criados para viverem em comunhão total um com o outro, partilhando a vida pelo vínculo do amor. Vivendo assim, a relação homem-mulher será então um reflexo da relação amorosa entre Deus e a humanidade: uma relação de aliança. 
A segunda leitura lembra que o amor de Deus pela humanidade se revela na vida e nos sofrimentos de seu Filho, que aceitou a morte para a salvação de todos. Solidário com a humanidade, Jesus, o Filho, ensina que a vida verdadeira está no amor que se dá até às últimas consequências. Assim também o casal cristão pode, com a sua entrega total, testemunhar o amor fiel de Deus. 
No Evangelho, Jesus, diante da pergunta sobre o divórcio, cita o livro do Gênesis para reafirmar o projeto ideal de Deus para com o homem e a mulher: eles são vocacionados a formarem uma comunidade estável e indissolúvel de amor, na partilha, no respeito, edificando assim um novo lar, uma família bom base sólida. 
  • "Formada da costela": Formada “do lado” ou “da costela”, a mulher procedia do coração do homem, respondendo às suas profundas aspirações, sem superioridade e nem inferioridade.
  • "Ao vê-la, o homem exclamou": As palavras que o texto coloca na boca de Adão são a expressão dum entusiasmo eufórico, em linguagem poética, com ritmo e elegância, próprio dum coração enamorado.
  • "Osso dos meus ossos…": Expressão da época que designa parentesco, comunidade de natureza. Afirmação dum alcance extraordinário, transcendendo de longe as culturas da época, onde a mulher era comumente considerada um ser inferior quanto à natureza e aos direitos. No projeto de Deus, ela tem a mesma natureza e os mesmos direitos do varão.
  •  "Por isso, o homem deixará pai e mãe": Os laços que unem marido e mulher são ainda mais fortes dos que unem os filhos aos pais: a união matrimonial é abençoada e estável. É uma união total e íntima, tão profunda que abarca toda a pessoa, desde o físico até ao espiritual.
Autor: Pe. Roni O. Fengler