Artigos e Notícias -voltar-
02 de dezembro: 1º domingo do Advento – Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
Evangelho (Lc 21, 25-29.34-36): “Ficai atentos e orai” – Iniciamos hoje um novo Ano Litúrgico. Neste 1º domingo do Advento, em meio a tantas desordens, violências e desafios que o mundo apresenta, o Senhor nos convoca à esperança, à atenção aos sinais de sua presença e à oração: “Ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força”. E aos que começam a fraquejar, ele diz: “Levantai-vos e erguei vossas cabeças, porque a vossa libertação está próxima”. Cristão é aquele que testemunha sua fé com coragem e perseverança em meio às tribulações da vida, como sentinelas da verdade. 
1ª leitura (Jr33, 14-16): O Evangelho faz eco à primeira leitura, onde o profeta Jeremias, diante da ruína do seu povo e da destruição da cidade de Jerusalém pelas tropas de Nabucodonosor (587 a.C.), lança um grito de esperança, recordando as antigas promessas de Deus: “Eis que virão dias em que cumprirei a promessa de bens futuros... Naqueles dias farei brotar de Davi a semente da justiça...”. Essa semente é o próprio Senhor Jesus, o Messias prometido e esperado, que agora se faz presente e age em meio ao povo. Infelizmente nem todos são capazes de acolhê-lo. Muitos não o reconhecem, certos grupos o rejeitam e até o perseguem e matam. Mas ele ressuscita e um dia voltará “com poder e glória” para “julgar os vivos e os mortos”. Os que tiverem praticado a justiça e a verdade nada precisam temer. 
2ª leitura (1Ts 3,12 - 4,2): O tempo do Advento nos quer ajudar a abrir nossa mente e nosso coração para podermos perceber os sinais da  presença do Senhor e cumprir com nossa missão: viver o amor, semear a paz e praticar a justiça, especialmente em favor dos mais desfavorecidos, pequeninos e desprezados: “O Senhor vos conceda que o amor entre vós aumente e transborde sempre mais”.
Advento é tempo de espera – de esperança. Só podem esperar os que se mantêm de pé, os que estão dispostos a caminhar e a construir, guiados por Deus, um futuro melhor. Só podem esperar aqueles que oram, isto é, os que entram em diálogo com Deus e o acolhem em sua vida, superando todo desânimo e toda passividade (“vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação” – Sl 24).
Autor: Pe. Roni O. Fengler