Artigos e Notícias -voltar-
16 de dezembro: 3º domingo do Advento – Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
Hoje começamos a preparação mais imediata do nascimento de Jesus, a festa do Natal. Sem Jesus, esta festa não existe, não tem sentido. Ele traz a alegria do Evangelho. Por isso a liturgia de hoje está permeada de alegria. 
1ª leitura (Sf 3,14-18a): “Canta de alegria, alegra-te e exulta de todo o coração, cidade de Jerusalém!” Qual é o motivo deste júbilo todo? “O Senhor está no meio de ti!” E a presença do Senhor faz desaparecer todo medo e toda angústia, pois afasta os inimigos e revoga a sentença de condenação. Ele é movido pelo amor e traz novos tempos, e a vida será como uma grande festa. Assim, o cântico de Isaías (12,2-6 – o salmo de hoje) nos convida a espalhar em toda parte as maravilhas do Senhor, nossa força e salvação e a “beber com alegria no manancial da salvação”. 
2ª leitura (Fl 4,4-7): “Alegrai-vos sempre no Senhor. Ele está próximo!” Nossos corações podem ficar em paz, não precisam ficar inquietos, pois o Senhor não nos abandona. Sua bondade é eterna. São Paulo nos conclama a sermos também bondosos, e que essa bondade, cuja fonte está em Deus, “seja conhecida por todos”. Se as pessoas experimentarem nossa bondade, ela certamente as irá contagiando e o mundo se transformará e conhecerá a verdadeira paz. Nossa oração suplicante deve ser acompanhada de ação de graças, fruto de um coração convertido, moldado pela bondade divina. 
Evangelho (Lc 3,10-18): “Que devemos fazer?” Essa era a pergunta que as diferentes pessoas faziam ao profeta João Batista. Ele tinha a importante e decisiva missão de preparar o povo para a vinda do Messias. Ele respondia a todos: é preciso partilhar com os necessitados, não viver reclamando, não espalhar notícias falsas, quem lida com dinheiro não roube, quem tem autoridade não maltrate ninguém. Suas respostas também nos ajudam a acolher o Senhor nos dias de hoje, na concretude da vida. 
Por fim João declara: “Eu vos batizo com água, mas Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. Ser batizado no fogo do Espírito significa ser portador dessa vida de Deus que transforma o velho em novo, a morte em vida. É força de purificação. O novo Batismo nos leva a testemunhar Jesus Cristo na alegria do Evangelho.
Autor: Pe. Roni O. Fengler