Artigos e Notícias -voltar-
14 de abril: Domingo de Ramos da Paixão do Senhor
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
“Chegando ao Calvário, ali crucificaram Jesus”                                                                                                            
Neste domingo de Ramos, início da Semana Santa, são proclamados dois Evangelhos: o da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando o povo o acolhe festivamente com ramos e o aclama como Rei, e o da Paixão, um pouco mais longo, onde Lucas relata todo o drama da condenação, caminho da cruz, crucificação e morte de Jesus no monte Calvário.              
Como pode que num curto espaço de tempo Jesus é aclamado festivamente pelo povo como Rei e depois é cruelmente condenado e assassinado como impostor? Muito se discute, discorrendo sobre as diferentes forças em ação no processo da condenação. É certo que os opositores de Jesus eram pessoas de mais poder e influência e usaram todas as suas armas para eliminar Jesus de Nazaré, que não compactuava com seu estilo de vida legalista, impiedoso e em muitos pontos hipócrita.             
Também hoje o povo simples é normalmente refém de “mandos e desmandos” de pessoas de poder, e muitas vezes podemos questionar suas decisões, que impõem flagelos e cruzes pesadas sobre o povo simples, sobre aqueles que têm a menor parcela de culpa na crise que atravessamos.              
Jesus continua sofrendo e sendo condenado nos injustiçados de hoje. Mas também é servido e amparado pelos “Cireneus” e Verônicas” de hoje, que es estendem sua mão e voluntariamente agem em serviços, pastorais e outras entidades que promovem a vida dos mais sofridos. “Cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes”. Este é o espírito e o sentido da coleta da Campanha da Fraternidade que hoje realizamos em todas as comunidades, fruto de nossas renúncias e sacrifícios. Não queremos ficar impassíveis e indiferentes diante do Cristo que continua sofrendo e carregando a sua cruz.
Autor: Pe. Roni O. Fengler