Artigos e Notícias -voltar-
05 de Maio: 3º domingo da Páscoa - Ano C
Créditos foto: Intermet Full Width Post Format
“Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis”
A pesca milagrosa narrada no Evangelho de hoje (Jo 21, 1-19), seguida do diálogo entre Jesus e Pedro, tem um acentuado caráter simbólico. A pesca, a barca de Pedro, o lançar a rede nas águas: tudo alude à missão da Igreja no mundo.               
Pedro e seus companheiros pescaram a noite toda e não tiveram êxito. Cansarem-se em vão. Depois que encontraram e obedeceram a Jesus, a pesca foi abundante. Todos ajudaram a puxar as redes cheias de peixes para a praia. Sem Cristo, não haviam pescado nada; com Cristo, redes cheias. Assim é com a Igreja: ela não é nossa, não depende de nós. Ela pertence a Cristo, e é a ele que devemos obedecer. Sem Cristo, nos cansaremos em vão. Obedientes a ele, a missão será exitosa. Mas ele quis precisar de nossa colaboração. Tudo depende dele e da nossa colaboração livre e decidida. Na Igreja, ninguém está dispensado a colaborar; com seus dons, com a sua vontade. Há lugar para todos.             
O pão e os peixes que Jesus oferece não foram pescados pelos homens. Vem dele, do Senhor. Certamente uma alusão à Eucaristia, com a qual somos alimentados e fortalecidos, e nos mantemos unidos a Cristo. Lembra-nos o Papa Francisco que a Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas alimento para os fracos. Fracos, imperfeitos, mas cheios de ardor e de amor para com seu Senhor.             
O diálogo entre Jesus e Pedro, em que Jesus pergunta três vezes se Pedro o ama, alude à tríplice negação de Pedro durante a Paixão de Cristo. Agora Pedro está pronto a assumir a sua missão, pois seu amor a Jesus amadureceu. Na 1ª leitura (At 5, 27b-32.40b-41), o novo Pedro fala intrepidamente em nome da Igreja, sem medo de represálias e ameaças dos poderosos. Anuncia com clareza que aquele que eles tinham matado na cruz ressuscitou, está vivo, e é nele que temos o perdão e a salvação, e em nenhum outro. Importa obedecer a Deus (que manda lançar as redes) e não aos homens.              
Que sejamos todos imbuídos da coragem e da alegria de Pedro e de seus companheiros, nossos pais na fé.
Autor: Pe. Roni O. Fengler