Artigos e Notícias -voltar-
12 de maio: 4º domingo da Páscoa – Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
"As minhas ovelhas escutam a minha voz” 
As palavras de Jesus - no evangelho deste domingo (Jo 10, 27-30) - são dirigidas aos judeus incrédulos que exigem que Jesus declare a eles abertamente se ele é ou não o Messias esperado. Jesus, usando a simbologia do pastor, censura-os pela sua falta de fé. Eles não são “ovelhas do seu redil”, por isso não escutam, não acreditam e não seguem a sua voz. Falta-lhes a docilidade, a humildade e o amor de seus seguidores, de suas “ovelhas”. Estas sim, escutam e seguem a sua voz.             
No domingo passado, no episódio da pesca milagrosa, Pedro e seus companheiros ouviram e obedeceram a voz do Senhor, tornando-se assim pescadores de homens. A 1ª leitura de hoje (At 13, 14.43-52) apresenta a ação missionária de Paulo e seu companheiro Barnabé. Também estes obedeceram ao mandato do Senhor e se tornaram pescadores de homens. Nenhuma perseguição consegue intimidá-los. O que lhes importa é conduzir muitas pessoas a Cristo, o Bom Pastor da humanidade.             
As ovelhas fiéis, as que conhecem e escutam a voz do pastor, terão segurança e vida. O Bom Pastor promete segurança e vida digna. Enquanto seguirem sua voz, ninguém poderá arrebatá-las de suas mãos.             
Jesus continua dizendo: «Eu e o Pai somos um». Ainda se servindo da imagem do pastor, explica a missão que o Pai lhe confiou: guiar o rebanho aos prados eternos, livrando-o dos perigos e dos ladrões. O pastor e o rebanho constroem uma vida em comum.              
Definindo-se como o Bom Pastor, Jesus nos ajuda a entender a nossa relação com ele, e a dele conosco: não são as ovelhas que alimentam a ele, mas ele, o Pastor, dá sua vida em alimento. Ele perpetua seus cuidados de pastor pelo anúncio da Palavra, pela Eucaristia, pelo perdão dos pecados. Para isso, o Espírito suscita os diferentes ministérios, dentre os quais o sacerdócio ministerial, instituído por Cristo na quinta-feira santa. Os apóstolos e seus sucessores devem continuar a missão de Cristo Bom Pastor.              
Deste modo, rezamos hoje de modo especial pelos presbíteros da Igreja e pedimos por muitas e santas vocações sacerdotais. Que os chamados e escolhidos saibam responder com generosidade e alegria.
Autor: Pe. Roni O. Fengler