Artigos e Notícias -voltar-
02 de junho: Ascensão do Senhor
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
"Ergueu as mãos e os abençoou"
A Solenidade da Ascensão do Senhor mostra que no final de um caminho trilhado no amor e na doação está a comunhão plena com Deus. 
A 1ª leitura (At 1,1-11) repete a mensagem central da festa de hoje: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo a vontade do Pai, entrou na comunhão plena da Trindade. 
Na 2ª leitura (Ef 1,17-23) o apóstolo Paulo faz ecoar forte essa mensagem e convida os discípulos a terem consciência da esperança a que são chamados: vida plena de comunhão no céu, onde cristo está sentado à direita do Pai, como da cabeça da Igreja, seu corpo. Somos chamados a caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, nossa cabeça, que possui a plenitude universal. 
O Evangelho (Lc 24,46-53) traz as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. Elas fazem referência a dois importantes aspectos:     
  • Bênção: Antes de ir para junto do Pai, Jesus abençoa seus discípulos. A bênção é um dom que vem de Deus e afeta positivamente toda a vida e a ação dos discípulos, capacitados para a missão pela força do alto.     
  • Alegria: A alegria que inunda os discípulos é o grande sinal messiânico e escatológico. Indica que o mundo novo já começou, que o projeto salvador de Deus está em marcha. Quem se sabe amado e enviado por Cristo, na força do Espírito, sente uma alegria que ninguém pode roubar ou ofuscar, pois sua fonte está em Deus.
Autor: Pe. Roni O. Fengler