Artigos e Notícias -voltar-
09 de junho: Pentecostes
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
"Soprou sobre eles e disse: ‘Recebei o Espírito Santo’"
O tempo litúrgico da Páscoa se conclui com a solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo.                
A 1ª leitura (At 2,1-11) narra o evento Pentecostes, que marca o nascimento da Igreja e sua vocação de evangelizar todos os povos. Celebrar Pentecostes significa renovar nosso entusiasmo evangelizador, acolher o sopro do Espírito Santo em nossa vida e em nossas comunidades. É tempo de abrir a mente e o coração ao “fogo do amor de Deus” e sair pelo mundo anunciando a alegria do Evangelho, a exemplo dos Apóstolos.                 
Na 2ª leitura (1Cor 12,3b-7.12-13), São Paulo ensina que o Espírito é a fonte donde brota a vida cristã. É Ele que confere os dons que enriquecem a comunidade e que fomentam a unidade. Os dons e carismas se destinam para o bem de todos.                 
No Evangelho (Jo 20,19-23), Jesus sopra sobre os apóstolos amedrontados. É o sopro da nova criação. Ele os renova com a força do seu Espírito e os envia a anunciar as maravilhas de Deus como mensageiros da paz, da misericórdia e da alegria.                 
O Espírito traz presente o Ressuscitado em sua Igreja e garante a eficácia da missão. "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho é letra morta, a Igreja é uma simples organização, a autoridade é uma dominação, a missão é propaganda, o culto um arcaísmo, e o agir cristão uma obra de escravos" (Patriarca Atenágoras). 
  • Jesus continua soprando sobre nós hoje. O Espírito Santo confere força para a missão, gera unidade e abre horizontes. É Ele que cria a nova comunidade do Povo de Deus, unindo numa mesma comunidade de fé e amor pessoas de todas as raças, línguas e culturas.
Autor: Pe. Roni O. Fengler