Artigos e Notícias -voltar-
30 de junho: São Pedro e São Paulo Apóstolos
Créditos foto: Reprodução/Internet Full Width Post Format
"Sobre esta Pedra construirei a minha Igreja"
Desde cedo a Liturgia celebra na mesma data as duas colunas da Igreja, Pedro e Paulo, mestres inseparáveis de fé e de fidelidade a Cristo. Pedro é a pedra que se apoia diretamente sobre a pedra angular que é Cristo. Paulo se tornou o grande apóstolo dos gentios. Ambos são elos centrais de uma corrente que nos liga a Cristo.                  
A liturgia não se preocupa em apresentar feitos espetaculares, mas homens que em meio às dores souberam ser fiéis à sua fé e à sua missão. Não na glória humana, mas no martírio confirmaram sua vida de serviço e de entrega. O Senhor soube transformar um pescador medroso, instável e colérico em guia seguro e mártir da Igreja; soube levar um fariseu zeloso a oferecer sua vida por aqueles que antes ferrenhamente perseguia. Uma vez convertido, a energia, a inteligência e o brilhantismo de Paulo são postos ao serviço do Evangelho. Depois de toda sorte de perseguições, ambos são martirizados em Roma. Regando com seu sangue a “cidade santa”, plantaram a Igreja de Deus.                  
O Evangelho de hoje consta de duas partes: a resposta de Pedro acerca da divindade de Jesus e a promessa do primado que Jesus confere a Pedro. O povo reconhecia Jesus como um grande profeta, mas os doze têm uma opinião própria, mais amadurecida, expressa por Pedro: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo». Mais do que baseada na experiência humana, essa profissão é fruto do Espírito, revelador dos mistérios divinos.                  
A Pedro e aos seus sucessores é confiada a missão de ser fundamento visível da realidade invisível que é Cristo Ressuscitado. O poder de ligar e desligar, expresso no símbolo das chaves, indica a autoridade sobre a Igreja, fundada não em poderes terrenos, mas na fé em Jesus Cristo e no fiel anúncio do seu Evangelho.                  
Rezemos hoje de modo especial pelo atual sucessor de Pedro, o Papa Francisco, que não se cansa de pedir por nossas orações. E agradeçamos a Deus por este pastor sábio e santo que nos concedeu.
Autor: Pe. Roni O. Fengler