Artigos e Notícias -voltar-
21 de julho: 16º domingo do Tempo Comum - Ano C
Créditos foto: Internet Full Width Post Format
“Maria escolheu a melhor parte” 
Evangelho: Lc 10,38-42: Jesus está a caminho de Jerusalém e se hospeda na casa das amigas Marta e Maria. O texto não traz muitos detalhes, mas diz que uma das irmãs, Marta, andava atarefada com muito serviço, enquanto a outra, Maria, “sentou-se aos pés de Jesus e ouvia a sua Palavra”. Marta foi queixar-se com Jesus. A resposta do Mestre constitui o centro do texto e da catequese de hoje: O tempo urge, Jerusalém está próxima, a “hora” decisiva está chegando e a Palavra de Jesus deve estar acima de qualquer outro interesse. 
A atitude de Maria é a de um discípulo atento diante do Mestre. Ela não precisava ser repreendida, mas sim elogiada, pois havia feito a melhor escolha. O tempo que “gastamos” com Jesus, escutando-o e aprendendo com Ele, é sempre muito bem usado. E jesus não faz discriminação entre homem e mulher. Sua Palavra e o discipulado são para todos.
Evidentemente Jesus não quer desvalorizar a boa acolhida de Marta e os afazeres diários. Afinal, a refeição precisava ser preparada. A hospitalidade é uma exigência evangélica e está muito bem retratada na 1ª leitura (Gn 18,1-10), quando Abraão e Sara foram altamente recompensados por Deus por terem acolhido com muito zelo aos três peregrinos enviados por ele.
O evangelho de hoje não pretende colocar dicotomia entre oração/contemplação e trabalho/ação. Aqui o evangelista quer ressaltar a urgência e a prioridade do verdadeiro discipulado. Jesus está prestes a entrar em Jerusalém para os momentos decisivos de sua vida e da história humana. Nunca mais Marta e Maria teriam oportunidade de “sentar aos seus pés”. Por isso Maria “escolheu a melhor parte” que não lhe devia ser tirada.
  • Para refletir: Eu tiro o tempo suficiente para ler, meditar e rezar a Palavra de Deus?
Autor: Pe. Roni O. Fengler