Artigos e Notícias -voltar-
1º Domingo do Advento – Ano A – 01 de dezembro
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Também vós, ficai preparados”
Iniciamos um novo ano na liturgia da Igreja. É Advento, tempo de expectativa e preparação, tempo de operosa e alegre espera.
Quando realizamos uma festa, preparamos tudo com muito esmero. Gastamos tempo, energia e dinheiro para fazer bonito. Mobilizamos e contagiamos muitas pessoas. Assim é no Advento. Durante quatro semanas somos convidados a preparar nosso coração, nossa família, nossa comunidade para algo muito especial: a celebração do Natal do Senhor. Não se trata de retroceder na história e apenas recordar um fato do passado, por maior que seja. Trata-se de acolher o dom do Filho de Deus hoje: em nossa vida, em nossa comunidade, em nosso tempo, em nossa história. Queremos que as celebrações renovem nossa vida e tragam abundantes frutos espirituais.
Nossas comunidades costumam acender em cada domingo uma vela na coroa do advento. A luz das quatro velas ajuda a perceber a ascensão gradual para a plena luz do Natal, que é Jesus.
Evangelho (Mc 13,33-37): O primeiro domingo reforça a mensagem da vigilância, para que Deus nunca nos encontre distraídos, despreparados. Alguém gosta de receber uma visita importante quando tudo está desorganizado? Por isso, o próprio Senhor adverte: “Também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. Pessoas preparadas, vigilantes, são pessoas de mente aberta e alerta; elas tomam a realidade cotidiana a sério e estão atentas a tudo. Pessoas preparadas são pessoas que nunca deixam de esperar. Esperam confiantes, pois o Senhor virá. Ele está perto. Advento é tempo de esperança.
O Evangelho recomenda a “vigilância” especialmente aos “donos da casa”, aos primeiros responsáveis. É um alerta aos pais e a todas as lideranças a quem Deus confia a missão de proteger as famílias e as comunidades de invasões e influências nefastas. 
Em seu Filho, Deus oferece vida nova a toda a humanidade. Que este tempo tão lindo nos ajude a adequar nossas vidas para o encontro atual e definitivo com o Redentor, acolhendo o convite carregado de esperança do profeta Isaías na 1ª leitura (Is 2,1-5)
"Vinde, todos da casa de Jacó, 
e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor!”
Autor: Pe. Roni O. Fengler