Artigos e Notícias -voltar-
4º Domingo do Advento – Ano A – 22 de dezembro
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Não temas em receber Maria como tua esposa”
Evangelho de hoje (Mt 1,18-24) põe em relevo o casal de Nazaré: Maria e José. Eles estavam prometidos em casamento, embora ainda morassem separados. Maria aparece grávida e José, conhecendo o caráter de Maria, fica sem entender a situação e quer abandoná-la em silêncio, sem prejudicá-la publicamente. Deus, porém, envia um anjo para revelar a José que a criança era obra do Espírito Santo e convida-o a assumir Maria e a criança. 
José acolhe a palavra divina e vai registrar o menino. Ao cumprir o rito da imposição do nome, José assume Jesus como seu filho e, consequentemente, todas as obrigações de pai, o que fará com extrema solicitude e amor. Jesus se insere, desta forma, oficialmente na descendência de Davi. O anjo diz que o menino será o descendente de Davi tão esperado, conforme o anúncio profético, sendo o realizador da esperança da restauração do reino ideal. E diz mais: o menino será a própria presença de Deus (= Emanuel). À Maria ele já havia dito que seu reino não seria temporário, mas eterno, superando de longe todos os reis da terra.
Pelo sim de Maria e pela obediência de José realizam-se as promessas de Deus. 
  • Maria está sempre disponível aos apelos de Deus. É a “filha e mãe” que responde com um “sim” de disponibilidade total, possibilitando a presença salvadora de Deus no mundo.
  • José é o homem-esposo a quem Deus envolve nos seus planos. Planos que a princípio parecem misteriosos e inacessíveis a José, mas que ele aceita numa obediência total e incondicional a Deus. E no fim, tudo dá certo, pois “é feliz quem a Deus se confia”.
  • Sou capaz de acolher os projetos de Deus, mesmo quando desorganizam meus planos pessoais, como aconteceu com Maria e José?
Abramos as portas para que o Salvador possa nos visitar!

Autor: Pe. Roni O. Fengler