Artigos e Notícias -voltar-
Sagrada Família, Jesus, Maria e José – 29 de dezembro
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Foram morar numa cidade chamada Nazaré”
No Natal celebramos a encarnação do Filho de Deus. Ele veio morar em nosso meio, se fazer um de nós. Assumindo nossa história, ele nos assume e nos redime por inteiro, e santifica a concretude do nosso dia-a-dia.
Evangelho: Mt 2,13-23 – Jesus fez parte de uma família. Sua Mãe era uma jovem de Nazaré, que escolheu por esposo o carpinteiro José. Ao aceitar o convite de ser mãe do Messias e engravidar, quase perdeu seu noivo, a quem tanto amava. Mas sabia que Deus deve estar sempre em primeiro lugar. No fim, tudo deu certo. Seu filho nasceu longe de casa, num abrigo de animais. Depois teve de fugir às pressas com seu bebê e seu marido para um país estranho e longínquo, Egito, onde passaram alguns anos. O Evangelho de hoje narra que eles só retornaram de lá quando o perseguidor tinha falecido. E foram morar em Nazaré.
Nazaré ficava na Galileia, região de gente humilde e longe do centro Jerusalém. Lá o menino Jesus conviveu com seus vizinhos, amigos e parentes, aprendendo com José o ofício de carpinteiro. Muitos gostavam de chamá-lo de “o filho do carpinteiro”. Várias parábolas recordam este tempo.

1ª leitura: Eclo 3,3-7.14-17ª – Em Nazaré Jesus praticou os sábios conselhos do Eclesiástico, santificando a vida em família: 
  • Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.
  • Quem respeita sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.
  • Quem honra seu pai terá alegria...
  • Quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.
  • Ampara teu pai na velhice, não lhe cause desgosto.
  • A caridade feita ao pai não será esquecida.
Que o exemplo de Jesus e seus pais nos motivem a criar um clima de respeito, carinho e afeto em nossos lares.

Autor: Pe. Roni O. Fengler