Artigos e Notícias -voltar-
4º Domingo da quaresma * Ano A * 22 de março
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Vai lavar-te na piscina de Siloé! O cego lavou-se e passou a ver!”
1Sm 16, 1b.6-7.10-13a     Ef 5, 8-14      Jo 9,1-41
Segundo longa Tradição, este domingo, em meio ao caminho à Páscoa, traz o título “laetare” (“alegrai-vos”) e nos apresenta Cristo como a “luz do mundo”.
Através do episódio do cego de nascença, o evangelista João faz uma catequese batismal. O cego é aqui um símbolo de todas as pessoas que vivem na escuridão, na impureza, privadas da “verdadeira luz”. O encontro pessoal com Cristo purifica e ilumina. Todos precisamos da água que purifica  e da luz que ilumina. Cristo é a água viva (último domingo) e a luz do mundo (evangelho de hoje). A luz dissipa as trevas e permite-nos enxergar, permite-nos encontrar o caminho que conduz à meta desejada. Isso traz alegria incontida.
Segundo a concepção da época, as doenças eram consequência do pecado. A cegueira – que impedia o israelita de estudar a Torá – era “resultado” de um pecado particularmente grave. Pela sua condição de impureza notória, os cegos eram impedidos de servir de testemunhas no tribunal e de participar nas cerimônias religiosas. A cegueira era considerada a maldição por excelência. Por isso, a cura de um cego de nascença era também um milagre especial. 
O gesto de fazer lodo remete ao gesto criador de Deus, quando Deus amassou o barro e formou o homem (Gn 2,7). A saliva representava a energia vital, equivalendo ao sopro de Deus que deu vida a Adão. Assim, Jesus juntou ao barro a sua própria energia vital, repetindo o gesto criador de Deus. A missão de Jesus é criar uma pessoa nova, libertar da escravidão do pecado, pela ação do Espírito Santo.
“Vai lavar-te na piscina de Siloé”: a cura requer a cooperação da pessoa. O banho na piscina é uma clara alusão a Jesus, a “fonte de água viva”. Dentro da catequese catecumenal, a narrativa prepara os catequizandos para o mergulho nas águas do Batismo, pelo qual são lavados do pecado e renascidos para a vida de Deus. Quem quiser sair das trevas para viver na luz, como pessoa nova, é batizado, aceitando seguir a Jesus Cristo, o Enviado do Pai: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor” (2ª leitura).
  • "Vivei como filhos da luz”:  A luz de Cristo, que recebi no Batismo, continua brilhando em mim?

Autor: Pe. Roni O. Fengler