Artigos e Notícias -voltar-
5º Domingo da quaresma * Ano A * 29 de março
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá. Crês isto?”
Ez 37,12-14       Rm 8,8-11      Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45
Antes mesmo da Semana Santa, a liturgia apresenta o centro do Mistério Pascal: “Eu sou a ressurreição e a vida”. Este 5º domingo da quaresma nos desafia a uma fé amadurecida e integral. Deus é o Deus da vida e não da morte. “Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto”. 
Esta pergunta, dirigida a Marta, irmã de Lázaro que havia morrido, é dirigida a todos nós, a todos os batizados. A fé não evita a dor e a morte física, mas aponta ao milagre da ressurreição. Crer no batismo significa crer na ressurreição. Pelo batismo somos mergulhados na morte com Cristo, para com ele ressurgir; ressurgir para uma vida nova, uma vida em Deus, com obras de paz e justiça (cf. Rm 6,3-4).
Ao restituir a vida a Lázaro, Jesus prova que “vem de Deus, está em Deus e também é Deus”. A vida é mais forte que a morte. A reação dos seus oponentes não muda: continuam querendo eliminar Jesus. Ele, o doador da vida, irá colher a morte, e morte de cruz. Mas a morte não consegue contê-lo, a morte não será a última palavra. Ela será vencida pela ressurreição, pela vida plena, dom de Deus.
Na 1ª leitura, Deus oferece ao seu povo exilado (desesperado, humilhado, em situação de morte) a promessa de vida. Deus fará o povo sair de suas sepulturas, pois porá nele o seu Espírito que o transformará em povo novo, recriado para a liberdade e a fraternidade. Em Cristo, a vitória será plena e estendida a todos os povos.
Na 2ª leitura, São Paulo explica com toda clareza: “Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós”. O batizado, templo do Espírito, herdará a vida eterna e, para agradar a Deus, viverá não mais em função da carne, no pecado, mas numa vivência totalmente renovada, deixando-se modelar pela graça divina.
Cristo veio para que todos tenham vida nele. A espiritualidade quaresmal nos interpela a viver intensamente a fé cristã, na promoção e defesa da vida. Longe de Cristo, encontraremos trevas e morte. Junto dele, luz e vida: alegria que ninguém pode roubar. 

Autor: Pe. Roni O. Fengler