Artigos e Notícias -voltar-
3º domingo da Páscoa * 26 de abril
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Fica conosco, pois a noite vem chegando”
Estamos na 2ª etapa do Tempo Pascal, o “grande domingo de 50 dias”, onde os textos nos apresentam os desafios que a comunidade cristã enfrenta para tomar consciência da sua identidade e da sua missão.
Meditamos hoje a tão conhecida narração dos discípulos que caminham para Emaús. Não basta afirmar que Jesus ressuscitou. É necessário que os discípulos façam a experiência da vida nova que Cristo lhes conquistou e empreendam um caminho de conversão, de mudança de mentalidade. No final, eles retornam a Jerusalém e se juntam alegres aos demais discípulos. 
Durante o caminho da desolação para Emaús, Jesus se aproxima, caminha lado a lado, e os dois caminheiros se deixam iluminar pela ressurreição do Senhor. A explicação das Escrituras e o partir do pão abre seus olhos para a verdade dos acontecimentos da VIDA, que se nutre com a presença permanente do Crucificado que ressuscitou. É o mistério central da Eucaristia. À luz da Escritura e alimentada pela Eucaristia, a comunidade vence a desesperança, o superficialismo e o pessimismo e assume sua missão. Voltam a Jerusalém, donde o evangelho se expande para todo o mundo. A fé às vezes nos faz mudar o rumo.
Um dos discípulos chama-se Cléofas. E o outro? Ele pode ter o seu nome, o meu... O de todo fiel que, mesmo às vezes desolado e quase desistindo, sem inteligência e lento para crer, busca no íntimo do coração pelo Senhor e por ele se deixa encontrar, tocar, transformar. Digamos com nosso companheiro Cléofas:
“Fica conosco, Senhor, pois já é tarde e a noite vem chegando!”
E com certeza, sentiremos nosso coração arder. E nossos pés, antes cansados, se põe a correr para Jerusalém.

Autor: Pe. Roni Fengler