Artigos e Notícias -voltar-
16 de agosto: Assunção de Nossa Senhora
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“A minha alma glorifica o Senhor”
Hoje, Jesus ressuscitado acolhe a sua mãe na glória do céu.
Hoje, Jesus glorificado à direita do Pai põe sobre a cabeça da sua mãe a coroa de doze estrelas.

1ª leitura (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab):  Maria é imagem da Igreja. A exemplo de Maria, perfeita serva de Deus, a Igreja gera na dor filhos de Deus e participa da vitória de Cristo sobre as forças do mal.
2ª leitura (1Cor 15,20-27a):  Jesus Cristo, o novo Adão, faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de esperança para toda a humanidade. O primeiro Adão levou a humanidade à morte; o segundo Adão conduz aqueles que o seguem para a vida.
Evangelho (Lc 1,39-56):  Ao visitar Isabel, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Assunção, Jesus leva sua mãe pelos caminhos do céu ao templo eteno. Nesta solenidade proclamamos com Maria a obra grandiosa de Deus em favor do povo fiel. Em Maria, Deus já realizou a sua obra na plenitude, pois Deus “eleva os humildes”. Os humildes são aqueles que, como Maria, creem no cumprimento das promessas de Deus e se põem a caminho para servir. 
•   O cântico de Maria descreve o programa que Deus tinha começado a realizar desde o princípio, que ele prosseguiu em Maria e que realiza agora na Igreja.
  “Rezar com Maria”, mais que nos ajoelharmos diante dela, significa ajoelhar-se ao seu lado para nos unir à sua oração. Ela é a Mãe e Rainha que nos acompanha e nos guia em nossa peregrinação à casa do Pai.
  • Louvamos a Deus por todos os religiosos e religiosas que, a exemplo de Maria, se consagram inteiramente a Deus e a seu povo.
Autor: Pe. Roni O. Fengler