Artigos e Notícias -voltar-
08 de novembro: 32º domingo do Tempo Comum
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Estejam com as lâmpadas acesas” 
Ao se aproximar o final do ano litúrgico, os textos sagrados tematizam o fim dos tempos, o juízo final. Em três domingos consecutivos o evangelho é tirado do chamado “Discurso Escatológico” em Mateus.
A segunda vinda do Senhor está anunciada, mas ninguém sabe quando será. O importante não é conhecer o dia, mas “estar vigilante, à espera do Senhor que vem”. 
Em que consiste essa vigilância?
Em sua catequese, São Mateus apresenta uma parábola que remete aos rituais típicos dos casamentos judaicos. A cerimônia começava com a ida do noivo à casa da noiva, para levá-la à sua nova casa. Normalmente o noivo chegava atrasado, pois tinha assuntos importantes a resolver com os familiares da amada. Enquanto isso, a noiva aguardava o noivo na casa dos pais. As amigas esperavam também, com as lâmpadas acesas, para acompanhar a noiva entre danças e cânticos até sua nova casa. Era lá que acontecia a grandiosa festa do casamento.
O Reino de Deus é, portanto, comparado com uma das celebrações mais alegres e festivas que os israelitas conheciam. As dez jovens representam a totalidade do Povo de Deus que espera ansiosamente a chegada do Messias. Uma parte está preparada, vivendo a fé batismal (com a lâmpada acesa); a outra parte é descuidada, imprevidente, e por isso fica excluída da grande festa do Reino.
Os cristãos devem estar sempre prontos para encontrar-se com o Senhor. Ele pode chegar a qualquer hora. Isso requer sabedoria, cuja fonte é Deus (1ª leitura: Sb 6,12-16; Sl 62: “desde a aurora ansioso vos busco”). Sábias (previdentes) são as pessoas que, apesar dos contratempos (a demora do noivo), mantém uma fé viva (lâmpadas acesas) e trazem óleo em abundância (perseverança no amor, nunca se descuidando em viver o Evangelho). Assim, “a alma será saciada como em grande banquete de festa”.
Autor: Pe. Roni O. Fengler