Artigos e Notícias -voltar-
Domingo da Páscoa, 04.04.2021
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Ele viu, e acreditou!”
  • 1ª leitura: At 10,34a.37-43: Pedro anuncia o cerne da mensagem cristã (o “querigma”): “Eles o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe manifestar-se... às testemunhas que havia escolhido: a nós que comemos e bebemos com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos”. É preciso que a Boa Notícia da Salvação chegue a todos os povos. O apóstolo do Senhor anuncia o Evangelho e testemunha a ressurreição em palavras (anúncio) e na concretude do dia-a-dia (vida nova). Ele testemunha que o poder da morte, da injustiça e da opressão não conseguem se impor frente ao poder de Deus. Jesus, que passou fazendo o bem e libertando as pessoas do poder do demônio, vence com a força do amor e será para sempre o Senhor dos vivos e dos mortos.
  • 2ª leitura: Cl 3,1-4: Ressuscitados com Cristo, isto é, revestidos de Cristo pelo Batismo, somos impelidos a viver na vida nova que Deus nos oferece, até à transformação plena, quando, pela morte, tivermos ultrapassado a última barreira da nossa finitude. Daí o apelo: “aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres”.
  • Evangelho: Jo 20,1-9: “Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro”. Vendo a pedra removida, ela, que tanto o amava, vai correndo contar isso a dois apóstolos. Estes correm ao túmulo, e o que mais ama corre mais. Não encontram mais o corpo do Senhor e certamente se lembraram do que o Senhor lhes havia dito ao descerem do monte da transfiguração. A ressurreição é o irromper de um novo dia: surge uma nova criação, “novos céus e nova terra”. Também nós nos tornamos novas criaturas. Inaugura-se o novo tempo de vida e de alegria. O domingo será sempre o dia da Ressurreição, da vida nova, na qual mergulhamos no Batismo. Este dia de júbilo se estende até a Festa de Pentecostes: “Este é o dia que Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos” (salmo).  
  • “Porque me buscas entre os mortos? Sou vida, sou ressurreição! Eu vivo na vida do povo, estou onde houver comunhão!” (Hino pascal - Pe. José Antônio de Oliveira)

Autor: Pe. Roni O. Fengler