“Por que tendes dúvidas no coração?”
- 1ª leitura: At 3,13-15.17-19: Cheio de coragem, Pedro acusa os que rejeitaram e mataram “o Santo e o Justo”, o “autor da vida”, e pede que se arrependam. E testemunha que Jesus ressuscitou e está vivo na comunidade, por meio da qual continua realizando seus gestos e sua missão.
- 2ª leitura: 1Jo 2,1-5: A vida nova passa pelo perdão dos pecados. Deus oferece o perdão em Cristo, nosso defensor, mas requer nossa humildade e arrependimento. Quem acolhe e vive a Palavra de Deus está no caminho da salvação; mas quem não a vive, e ainda diz que ama a Deus, “é mentiroso, e a verdade não está nele”.
- Evangelho: Lc 24,35-48: Depois de caminhar e cear com os discípulos de Emaús, Jesus Ressuscitado aparece no meio do grande grupo em Jerusalém. Estes se assustam, e chegam até a confundi-lo com um fantasma. Para dissipar as dúvidas, Jesus apresenta as suas chagas e pede algo para comer. Dão-lhe um pedaço de peixe assado, alimento do povo simples. Depois que comeu, ele lhes ajuda a entender as Sagradas Escrituras, para conservarem viva a memória de Deus na vida do povo. Ainda hoje, Jesus apresenta suas chagas nos injustiçados, nos abandonados, nas vítimas da Covid-19, e nos caluniados, e abre nossa mente e coração para entender o Evangelho.