Artigos e Notícias -voltar-
4º Domingo da Páscoa
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Eu dou minha vida pelas ovelhas”
1ª leitura: At 4,8-12: Simão Pedro insiste que Jesus é o único Salvador. Não podemos nos deixar iludir por outras figuras, por outros caminhos, por nenhuma outra proposta de salvação, por mais tentadoras que sejam. Elas podem conduzir a precipícios.
2ª leitura: 1Jo 3,1-2: Em seu infinito amor, Deus nos acolhe em seu Filho como filhos e filhas. Somos, assim, integrados na comunhão trinitária. Existe presente maior?
Evangelho: Jo 10,11-18: A missão do pastor é guiar e proteger seu rebanho, guiando-o às fontes da vida. As ovelhas, por sua vez, precisam confiar no pastor, conhecer sua voz e segui-lo incondicionalmente. Cristo é o nosso pastor. Ele ama tanto os que o Pai lhe confiou, que faz de tudo para os salvar, dando inclusive sua vida para os salvar. Ele não se importa com dinheiro, com fama, com vantagens pessoais. Sua única preocupação é a salvação do rebanho, pois esta é a vontade do Pai. Vai atrás da ovelha desgarrada, defende-a contra os ladrões, contra os lobos e a resgata de qualquer perigo. Não porque as ovelhas são todas boazinhas e puras, mas porque realmente as ama e se interessa por elas.
  • “Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil. Também a elas devo conduzir”: Que a Campanha da Fraternidade Ecumênica seja mais um passo em busca da unidade, para que haja “um só rebanho e um só pastor”, desejo expresso por Jesus no evangelho de hoje. E que participemos do esforço do Papa Francisco no diálogo inter-religioso. Ele lembra: “A fraternidade hoje é a nova fronteira da humanidade. Ou somos irmãos ou nos destruímos uns aos outros. Não há tempo para a indiferença... Ou somos irmãos, ou tudo desmorona.”
  • Rezemos para que nunca nos faltem pastores a exemplo do coração de Cristo Bom Pastor!

Autor: Pe. Roni O. Fengler