Artigos e Notícias -voltar-
Ascensão do Senhor
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
"O Senhor foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus"
•    1ª leitura: At 1,1-11: O livro dos Atos dos Apóstolos inicia com a narrativa da Ascensão do Senhor e o anúncio dos Anjos de que Ele um dia voltará. No Credo proclamamos: “subiu aos céus; está sentado à direito de Deus Pai..., donde há de vir a julgar os vivos e os mortos”. Antes de ascender, Jesus promete aos apóstolos que receberão o Espírito Santo pra serem suas testemunhas mundo afora. É nisto que constará o juízo final: se o testemunho foi a favor da vida ou a favor da morte.
•      2ª leitura: Ef 1,17-23-5: O mistério da Ascensão proclama e consagra a realeza do Senhor Jesus. Aquele que assumiu a condição de servo e foi “elevado” na cruz é agora “elevado” na glória. Foi o Pai que o glorificou, colocando-o acima de tudo e de todos, constituindo-o Senhor do céu e da terra. Ele é o centro da história e do universo. Participar deste senhorio não é reinar à moda dos reis do mundo, mas fazer o que Jesus fez, vivendo a vocação de servir no amor gratuito, humilde e fiel.
•    Evangelho: Mc 16,15-20: A ascensão do Senhor é o desfecho glorioso de sua vida e ministério. Por sua vida, morte e ressurreição, entra na glória definitiva, mas continua presente na missão conferida aos apóstolos: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” Pela fé, pelo batismo e pelo testemunho continuarão a obra salvífica inaugurada pelo Senhor. Os sinais são a vitória sobre o mal e suas consequências (o “veneno mortal não lhes fará mal”), a linguagem nova da paz e do amor, e o poder de abençoar os doentes e sofredores, assim como Jesus fazia.

Autor: Pe. Roni O. Fengler