Artigos e Notícias -voltar-
Pentecostes
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
"Recebam o Espírito Santo"
1ª leitura: At 2,1-11: Quando o orgulho dos homens os leva a desafiar a Deus, construindo a torre de Babel, Deus confunde as suas línguas e ninguém mais se entende, ocasionando confusão generalizada (Gn 11,1-9). Em Pentecostes acontece o contrário: Deus envia o seu Espírito sobre os apóstolos e suas palavras são compreendidas pelas pessoas de todas as línguas e nações, causando admiração e comunhão. O Espírito Santo gera unidade, encoraja a evangelizar, conduz à verdade (Cristo!), consola na dor e leva a praticar o bem.
2ª leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13: Todos os batizados bebem do mesmo Espírito, que inspira diferentes funções na diversidade de ministérios, mas sabe criar fraternidade e solidariedade, unindo tudo e todos em Cristo. O Espírito Santo constitui unidade firme e sólida que transforma a comunidade em um só corpo, o Corpo de Cristo, para o bem dos seres humanos e a glória de Deus.
Evangelho: Jo 20,19-23: O Tempo Pascal culmina na vinda do Espírito Santo, o sopro divino da Nova Criação em Cristo. O texto apresenta um resumo da caminhada inicial da Igreja: do medo diante dos judeus à coragem do anúncio do Evangelho, que atinge todos os povos reunidos na festa em Jerusalém. Antes: portas trancadas. Agora: abertura dos corações. Cristo continua comunicando a sua paz e soprando o seu Espírito sobre os discípulos de todos os tempos, fortalecendo a Igreja no amor, na misericórdia e na unidade.  

Autor: Pe. Roni O. Fengler