Artigos e Notícias -voltar-
16º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
 “Jesus viu a multidão e teve compaixão”
1ª leitura: Jr 23,1-6 - Deus condena os pastores indignos que usaram o “rebanho” em proveito próprio, deixando-o à deriva, dispersado e desorientado. E Deus anuncia que Ele mesmo vai tomar conta do seu “rebanho”, oferecendo-lhe segurança, alimento e fecundidade = paz e a salvação.
2ª leitura: Ef 2,13-18 - Paulo fala à comunidade de Éfeso da solicitude de Deus por seu povo, manifestada em Cristo. Ele é a nossa paz. Nele temos acesso ao Pai, pelo Espírito. Pelo sacrifício da cruz destruiu o muro que nos separava de Deus.
Evangelho: Mc 6,30-34 - Os apóstolos retornam da missão fatigados, mas alegres. A missão deve ter sempre Jesus como referência, por isso se reúnem em torno de Jesus e partilham, entusiasmados, as experiências colhidas e vividas na missão. Jesus os convida para irem com ele a um lugar solitário a fim de descansar e refazer as forças. Mas o povo corre depressa e chega lá antes deles. Chegando e vendo toda aquela gente, Jesus se enche de compaixão, pois percebe que eram como ovelhas à procura de um pastor. Como bom pastor que ele era, começou a anunciar-lhes a boa nova de Deus. Cumpre-se, assim, a promessa feita por meio do profeta Jeremias na 1ª leitura, de que Deus mesmo cuidaria do seu rebanho e suscitaria novos pastores, segundo o seu coração. Os apóstolos e seus sucessores são estes novos pastores que Jesus prepara, chama e envia para cuidar do seu amado rebanho. Jesus será sempre o mestre e o ponto de referência.

Autor: Pe. Roni O. Fengler