Artigos e Notícias -voltar-
19º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Eis aqui o pão que desce do céu!”
1ª leitura: 1Rs 19,4-8 – Elias refaz a experiência do povo de Deus pelo deserto: diante das dificuldades ele desfalece e pensa em desistir de tudo. Mas Deus está sempre pronto a oferecer aos seus filhos o alimento que dá vida. No «pão cozido sobre pedras quentes» e no «jarro de água» com que o Anjo reanima as forças do profeta, Deus revela seu cuidado amoroso para com seus servos. E ele não se cansa de chamar a quem desanimou: “Levanta-te e come! Tens uma longa jornada a cumprir.” Por fim, Elias se reanima e continua sua missão.
Evangelho: Jo 6,41-51 – Jesus prossegue seu discurso sobre o Pão da Vida e ouve murmúrios do povo, assim como aconteceu com Moisés. Os versículos de hoje se referem claramente à Eucaristia, pois se passa da designação de «pão da vida» para «pão vivo». Passa-se de Jesus, em quem é preciso crer (Palavra de Deus, pão da vida), para Jesus-Eucaristia, que é preciso comer (pão vivo): “Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer nunca morrerá... E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”. Ele é o alimento da vida eterna. Jesus lembra que o maná só saciou a fome física, enquanto ele sacia a fome de vida plena. Por isso, quem dele se alimenta nunca mais terá fome e depois do decurso desta vida será por ele ressuscitado. É preciso aprender a não se prender a propostas que atraem, mas que são ilusórias e passageiras, e a colocar nossa segurança em Cristo, fonte da verdadeira vida.
2ª leitura: Ef 4,30-5,2 – Quem se alimenta do Cristo, Pão Vivo, torna-se uma pessoa nova: renuncia à vida de pecado e passa a tratar os outros como irmãos e irmãs, sendo bondoso e compassivo, eliminando tudo o que o que sufoca a vida, assim como Jesus fazia. Quem se alimenta da Eucaristia deve estar disposto a se sacrificar como Jesus, “que se entregou a si mesmo por nós, em oblação e sacrifício de suave odor”.

Autor: Pe. Roni O. Fengler