Artigos e Notícias -voltar-
30º Domingo do Tempo Comum "B"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho”
1ª leitura: Jr 31,7-9: Deus age como pai e reconduz seu povo “por um caminho reto onde não tropeçarão”. O profeta é porta-voz desta mensagem de esperança.
2ª leitura: Hb 5,1-6: Cristo é o sumo e eterno sacerdote “instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus”. Ele é compassivo com os fracos (conosco), pois percorreu o caminho da plena humildade e total obediência ao Pai.
Evangelho: Mc 10,46-52: Jesus continua seu caminho a Jerusalém. Quem o acolhe, quem aceita seu projeto de vida e se deixa curar por ele, passa a caminhar com ele. Hoje é o cego Bartimeu que faz esta experiência. Ele não se deixa intimidar; nada o impede de ir a Jesus e suplicar: “Mestre, que eu veja!” Ele não quer mais permanecer na escuridão, na ignorância e na marginalidade. Ele vai em busca da verdadeira luz. Bartimeu pode representar todos aqueles que, motivados pela fé, pedem o batismo, buscam a iniciação à vida cristã.  Jesus responde: “Vai, tua fé te curou!” E ele diz para todos nós: “Vai, não fiques parado, desanimado, acomodado. Abre teus olhos para a vida. Vai, o Reino do Pai precisa de ti. Vai, o mundo precisa de ti.” Bartimeu seguiu Jesus. E nós?
  • Não sejamos como aqueles que “o repreendiam para que se calasse”, mas como aqueles que o chamaram e disseram; “Coragem, Jesus te chama!” Como é lindo caminhar com Jesus e ajudar outras pessoas a trilhar este caminho de fé e de luz!

Autor: Pe. Roni O. Fengler