Artigos e Notícias -voltar-
4º Domingo da Quaresma "Laetare"
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Correu-lhe ao encontro, abraçou-o, e cobriu-o de beijos”
  • 1ª leitura: Js 5,9a.10-12 = “Comeram dos frutos da terra”: O livro de Josué narra a ação de Deus que, com seu poder e seu amor, cumpre as promessas feitas aos antepassados e entrega a terra prometida ao seu povo. O maná não precisou mais cair quando o povo pôde se alimentar dos frutos plantados na terra da promissão. E o povo celebra a primeira festa da Páscoa nesta terra livre, marcando o início de uma nova etapa. Israel é, agora, um Povo novo, profundamente comprometido com seu Deus. Mas sua liberdade e sua sorte dependem da fidelidade à aliança com Deus.
  • 2ª leitura: Cor 5,17-21: “Se alguém está em Cristo, é criatura nova”: A caminhada quaresmal nos convida a acolher a oferta de amor que Deus nos faz por meio de seu Filho Jesus. Só reconciliados com Deus e com os irmãos é que podemos ser pessoas novas. A salvação não está na observância rigorosa da Lei, mas na vida de amor em Cristo.
  • Evangelho: Lc 1,39-45 = A lógica da misericórdia x lógica da justiça: O Pai da parábola representa o próprio Deus, que que ama de forma gratuita, com um amor fiel, terno e eterno, apesar da rebeldia, das escolhas erradas e da irresponsabilidade do filho. O Pai celestial está sempre à espera, sem condições, para acolher e abraçar os/as filhos/as que decidem voltar. Ao filho mais velho é necessário esclarecer que seu amor de Pai segue a lógica da misericórdia, que supera a justiça humana. Sem perdão e acolhida, cuja fonte está no coração de Deus, ninguém poderá se salvar. Quem não necessita de perdão e de acolhida?
Estamos no domingo da alegria. Como é bom estar na “casa do Pai”! Cada vez que alguém abandona a vida de pecado (“estava perdido), se arrepende e retorna (“foi encontrado”), há festa na casa do Pai.
Autor: Pe. Roni O. Fengler