Artigos e Notícias -voltar-
5º Domingo da Páscoa "Ano C"
Créditos foto: Reprodução/Internet Full Width Post Format
“Como eu vos amei, também deveis amar-vos”  
 
1ª leitura - At 14,21b-27: Amando e sentindo-se amados, Paulo e Barnabé levam a bom termo a primeira viagem missionária. Eles organizam comunidades ministeriais e fraternais. Mesmo em meio a sofrimentos, os irmãos e irmãs se ajudam, se fortalecem e se amam mutuamente no Senhor.
2ª leitura - Ap 21,1-5a: Deus faz novas todas as coisas. A meta final dos filhos e filhas de Deus é a realização plena num “novo Céu” e numa “nova Terra”. A morte não existirá mais. Deus vai enxugar todas as lágrimas de seus olhos e permanecerá com eles para sempre.
Evangelho - Jo 13,31-33a.34-35: O que identifica os seguidores de Jesus? Qual sua principal característica? É a capacidade de amar como Jesus amou. Não é a teoria, e sim a prática que faz a maior diferença. A cena do evangelho se dá no Cenáculo. Jesus se despede dos seus discípulos e lhes deixa o seu testamento: o mandamento novo: “amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. A vocação cristã consiste em testemunhar no mundo o amor maternal e paternal de Deus. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros”. O verbo “amar” define aqui o amor que faz de si mesmo um dom ao extremo. Quem ama de verdade não guarda nada para si: se entrega totalmente. No dia seguinte, Jesus se entregará na cruz. As duas cenas anteriores definem a qualidade do amor que Jesus pede: acolher, servir, abaixar-se diante dos outros, conferindo-lhes dignidade (lava-pés) e liberdade (cena de Judas, que se retira). É um amor edificante, um amor eucarístico, que enriquece a quem ama e a quem é amado.

Autor: Pe. Roni O. Fengler