Artigos e Notícias -voltar-
Ascensão do Senhor
Créditos foto: Reprodução / Internet Full Width Post Format
“Enquanto os abençoava, foi elevado ao céu”
•    1ª leitura - At 1,1-11: Lucas abre o livro dos Atos dos Apóstolos com a mensagem central da festa de hoje: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projeto do Pai e de ter instaurado seu Reinado, retorna à direita do Pai, levando consigo nossa humanidade redimida. Os 40 dias entre a ressurreição e a ascensão lembram os 40 dias do dilúvio, os 40 anos do povo de Deus no deserto, os 40 dias de caminhada de Elias ao Horeb, os 40 dias de Jesus no deserto antes da missão pública, revelando, assim, uma nova realidade em curso. Os discípulos se preparam durante “40 dias” para irem ao mundo e anunciar o Evangelho a toda criatura.
•    2ª leitura - (Ap 21,10-14.22-23: Paulo convida os discípulos a terem consciência da esperança a que são chamados: vida plena de comunhão no céu, onde Cristo está sentado à direita do Pai, como cabeça da Igreja, seu corpo. Somos chamados a caminhar ao encontro dessa esperança unidos com os irmãos - membros do mesmo “corpo” - e em comunhão com Cristo, nossa cabeça, “que preenche tudo em todos”.
•    Evangelho - Lc 24,46-53: O evangelho relata o encontro final de Jesus com os seus num monte da Galileia. A comunidade discipular, reunida em torno de Jesus ressuscitado, o reconhece como o seu Senhor (“Kyrios”), o adora e recebe dele a bênção e a missão de levar o Evangelho a todos os povos (não somente aos judeus). A Igreja de Jesus é inclusiva, acolhedora e missionária.
  • “Erguendo as mãos, os abençoou”: A bênção é um dom que vem de Deus e afeta positivamente toda a vida e a ação dos discípulos, capacitando-os para a missão pela força do alto.
  • “Voltaram a Jerusalém, com grande alegria”: Alegria que vem de Deus é uma marca do cristão, é o grande sinal messiânico e escatológico. Indica que o mundo novo já começou, que o projeto salvador de Deus está em marcha. Quem se sabe amado e enviado por Cristo, na força do Espírito, sente uma alegria que ninguém pode roubar.

Autor: Pe. Roni O. Fengler