Artigos e Notícias -voltar-
Pastoral Carcerária se fortalece
Créditos foto: Márcia M. Agnes Bartz Full Width Post Format
No dia 02 de julho, no Secretariado Diocesano de Pastoral, se reuniram representantes da Pastoral Carcerária que estão atuando em Arroio do Meio, Lajeado, Venâncio Aires, Candelária, Rio Pardo e Santa Cruz do Sul para encaminhar a Assembleia Estadual e fortalecer o trabalho na Diocese. Num primeiro momento foi escolhido o assessor eclesiástico, uma vez que o Diácono Roque Schroeder, que havia sido indicado em 2018, declinou do convite. Pe. José Carlos Stoffel, vigário paroquial de Candelária e com experiência na Pastoral Carcerária em Santa Cruz do Sul e São Leopoldo, aceitou o desafio e, desde agora assume a função de Assessor Eclesiástico. Muito próximo a ele estará o coordenador da Pastoral da Carcerária, professor Adalberto Koch, de Lajeado.
Em vista da Assembleia Estadual que acontecerá nos dias 4 a 6 de outubro, cada equipe deverá fazer uma atividade com familiares de presos, no sentido de escutar suas expectativas, captar seus sofrimentos e apresentar a Pastoral Carcerária a eles. Esta atividade deverá ser feita até o dia 15 de setembro.
Ao olhar para frente, a equipe agendou a ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação) para os dias 27 a 29 de março e 29 a 31 de maio, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio.  Conversou-se também sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), sendo que o tema ficou para ser aprofundado numa próxima reunião. Em relação ao projeto de Redução da Maioridade Penal, reafirmou-se que a Pastoral Carcerária é contra este projeto.
Autor: Pe. Roque Hammes