Artigos e Notícias -voltar-
Pacto pela Educação
Créditos foto: Diocese de Campo Limpo Full Width Post Format
O ano de 2020 começa com o desafio de nos associarmos ao Papa Francisco na busca de um Pacto Educativo Global, a ser celebrado no dia 14 de maio, em Roma. Para tal, a CNBB publicou um texto com orientações, sob o título de “A Igreja no Brasil, com o Papa Francisco, no Pacto Educativo Global”. No dia do lançamento do projeto (31/01/2020), Dom João Justino, que é o presidente da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, afirmou que o pacto quer aliar forças, mobilizando as pessoas “para que possam compreender que todos temos um grau de responsabilidade no campo da educação”. A fundamentação do Pacto está assentada num provérbio da sabedoria africana, que afirma que “para educar uma criança é necessária uma aldeia inteira”. “O grande desafio é educar em uma perspectiva do encontro, do diálogo entre culturas, religiões e gerações.
Para que o Pacto se concretize, o Papa indica três coragens: colocar no centro a pessoa; cada um investir suas melhores energias; formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade. O objetivo é “construir uma aliança entre escola, família e sociedade. O chamado é para que “cada pessoa se torne protagonista desta aliança, assumindo o compromisso pessoal e comunitário de cultivar, juntos, o sonho de um humanismo solidário, que corresponda às expectativas do homem e ao desígnio de Deus”.
Uma das propostas concretas da CNBB é a “realização de seminários onde se possam discutir os conteúdos centrais da proposta e motivar a mudança de mentalidade e o compromisso com a causa educativa”.
Para o dia 14 de maio, se sugerem ações nas escolas, paróquias e dioceses, sobre a necessidade e importância da ALDEIA EDUCATIVA. O desafio está dado. As iniciativas podem ser de todos.
Autor: Pe. Roque Hammes