Artigos e Notícias -voltar-
Dia do Professor: uma homenagem para aqueles que tem a missão de preparar para o futuro
Full Width Post Format

Recordamos, no próximo 15 de outubro, o Dia do Professor, uma profissão em que seu exercício, é elevada por um propósito que vai além de ensinar. Ela prepara para o futuro. Nesta data, a igreja celebra o dia de Santa Teresa D’Ávila — que viveu uma vida religiosa voltada à Ordem dos Carmelitas Descalços e foi proclamada “Doutora da Igreja”, em 1970, pelo Papa Paulo VI.

Para a coordenadora da Pastoral da Educação da Diocese de Santa Cruz do Sul e do Serviço de Pastoral do Colégio Marista São Luís, a professora Vanessa Frömming, 43 anos, o dia do professor deve servir para lembrar daqueles que um dia nos inspiraram e ajudaram através de seu ensino e conhecimento, a escolher um caminho a seguir.

“Faço memória ao saudoso Pe. Marcos Sandrini, que foi coordenador da Pastoral da Educação da Regional Sul 3, que inspirado em Dn 12,3 escreveu ‘Como estrelas no Céu’. Todos tivemos um professor que se destacou em nossas vidas, que nos inspirou, que nos deixou marcas. Ser professor é uma escolha, uma opção de vida, é ter nas mãos a possibilidade de formar e transformar o sujeito. É acolher e ser acolhido, é cuidar e deixar ser cuidado, é ensinar e aprender, é pegar na mão, para percorrer um caminho que não está pronto, um caminho que pode se refazer e se remodelar na medida em que se vai descobrindo novas perguntas, novas respostas e novas possibilidades”, destaca.

Vanessa reitera que muitos reconhecem os esforços dos professores para oportunizar o melhor a seus alunos e deixa um agradecimento especial a todos os professores (as). “Gratidão a todos àqueles que vivem essa graça, pois, além de brilhar como estrelas no céu, deixam marcas profundas no coração”, disse.

Graduada em matemática, e com especialização em Pastoralidade: Fundamento, Identidade e Prática, pela PUC-RS, ela conta que sua relação com a Pastoral da Educação iniciou muito cedo, e se intensificou em 2005, ao ingressar para a Rede Marista. “ Essa relação se acentua, no meu trabalho e na minha vida comunitária. Em julho de 2016, após participar do 1º Fórum Estadual de Educação surgiu um novo desafio, de integrar a equipe da Pastoral da Educação, que é responsável por articular a ação evangelizadora da Igreja no mundo da educação. A partir desse momento, começamos a reanimar a Pastoral da Educação na Diocese. Formamos uma nova equipe, buscamos parcerias, elaboramos um itinerário para nossas ações”, esclarece.

O trabalho conta com a parceria do setor educacional público (Prefeituras, Secretarias Municipais de Educação) e privado (escolas católicas e instituições de ensino superior), contribuindo, assim, na formação dos educadores que atuam em escolas do território diocesano. Entre as muitas ações realizadas, ela destaca o Curso de Formação e Vivências, a Formação da CF, as Jornadas Pedagógicas e o Encontro de Educadores.

“Uma caminhada feita com muitos parceiros, mas subsidiada e guiada pelo grande educador e mestre Jesus Cristo. Esse é o nosso exercício enquanto Pastoral da Educação, oferecer experiências e formação aos educadores, para que estes, sejam agentes que apresentem aos estudantes os valores do evangelho, a fim de que sejam capazes de julgar suas intenções, ações e atitudes, fazendo escolhas que transformem o mundo num lugar cada vez melhor”, finaliza.

 

Autor: Rosibel Fagundes