Artigos e Notícias -voltar-
Mês Vocacional
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
Todo ano, no mês de agosto, somos convidados/as a refletir e intensificar nossas orações pelas vocações. Este é um convite para toda a Igreja: crescer numa verdadeira cultura vocacional que promove, acompanha e nutre as vocações. Eis a nossa missão, como batizados/as e confirmados/as na fé. É o próprio Cristo que nos envia como semeadores/as da boa nova do Reino.
Nesse sentido, ressaltamos o Projeto de Ação Evangelizadora: Cada Comunidade uma nova vocação. Por ele somos convidados/as a rezar e refletir sobre o chamado que Deus faz a cada um/a de nós. E o mês de agosto nos possibilita a adentrarmos ainda mais nessa proposta de pedir ao “Senhor da messe que envie mais operários e operárias”, assim como, promover ações concretas que ajude a juventude a pensar em sua vocação e dar uma resposta de amor ao Senhor que chama.
É por isso que cada domingo do mês de agosto é dedicado a uma vocação específica e lembramos e rezamos pela diversidade de dons da nossa Igreja. Celebramos, agradecendo a Deus a vida doada de tantas pessoas que assumem viver o compromisso batismal profeticamente, dedicando-se ao bem comum.
No primeiro domingo, celebramos a vida sacerdotal, lembrando nossos padres que, como pastores de um rebanho, assumem seu cuidado pastoral, celebrando a Eucaristia como presença e sinal vivo de Jesus Cristo entre nós. Lembramo-nos de tantos sacerdotes que, de modo especial, foram testemunhos de fidelidade ao projeto de Deus, assim como, foram sinais de esperanças diante de difíceis situações de vida.
No segundo domingo, dia dos pais, lembramos e rezamos pelas famílias. A família é chamada por Deus a ser testemunha do amor e da caridade fraterna, nela devemos encontrar suporte para nossas escolhas e decisões vocacionais.  
No terceiro domingo, celebramos a vocação da Vida Religiosa Consagrada. Quantos consagrados/as encontramos pelo mundo, com sorrisos solidários, abraçando uma causa de vida. Causa esta que não tem sentido se não for pela adesão e comprometimento com o projeto de Jesus Cristo. Essa oferta de amor contagia e beneficia tantas pessoas em diferentes lugares do mundo.
E por fim, no último domingo do mês, lembramos nossos/as Catequistas, e tantos leigos/as engajados/as. Lembrando que esse ano o Papa Francisco instituiu o Ano do Laicato. Sem a atuação de tantos leigos/as nossa Igreja não teria o mesmo brilho. A vocação leiga é extremamente importante para vida dinâmica de nossos serviços pastorais e ação evangelizadora.
A Igreja é rica de dons e carismas, isso possibilita nos entregarmos ao Reino de Deus como somos. Deus faz um convite a cada um/a de nós, basta que estejamos abertos/as e atentos/as aos sinais que ele nos dá. O Reino precisa de pessoas corajosas que se dispõem a contribuir com o Projeto de Jesus Cristo, que assumiu com e por amor as causas dos pobres e fragilizados, aqueles que ninguém cuidava, Jesus se dispôs a cuidar. Sejamos também nós, seguidores e protagonistas desse Reino de amor.
Autor: Irmã Elis Alberta Ribeiro dos Santos - Irmã da Congregação da Divina Providência