Artigos e Notícias -voltar-
Beato Edmundo Bojanowski – Homem bom e cordial
Créditos foto: Divulgação Full Width Post Format
Durante este ano a Igreja no Brasil é convidada a celebrar o Ano Nacional do Laicato, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da terra e luz do mundo”(Mt 5,13-14). Este Ano do Laicato procura “celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e Seu Reino na sociedade.” Os cristãos leigos e leigas são chamados pelo Batismo e pela Crisma a dar testemunho de sua fé, a serem sujeitos eclesiais na Igreja e no mundo.
O fundador da Congregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria (Servas de Maria) é o leigo polonês Edmundo Bojanowski. O Papa João Paulo II, ao celebrar a beatificação de Edmundo em Varsóvia, Polônia, no dia 13 de junho de 1999 afirmou: “Na sua rica atividade, precedeu de muito aquilo que o Concílio Vaticano II disse acerca do tema do apostolado dos leigos. Deu um excepcional exemplo de trabalho generoso e sapiente em prol do homem, da Pátria e da Igreja.”
Conforme relatos feitos pelas Irmãs que conviveram com Edmundo podemos dizer que a vida de Edmundo era um contínuo serviço, que jorrava de um coração transbordante de amor a Deus. Este amor profundo ajudava Edmundo a ver Deus em todos os acontecimentos da vida, quer alegres, quer tristes e, sobretudo nos irmãos pobres, infelizes, doentes e crianças, querendo servir apenas Deus que estava neles.
O documento 105 da CNBB afirma que “a partir de Jesus Cristo, os cristãos leigos e leigas infundem uma inspiração de fé e de amor nos ambientes e realidades onde vivem e trabalham. Em meio a missão, como ‘sal, luz e fermento’, sempre cheia de tensões e conflitos, buscam testemunhar sua identidade cristã, como ‘ramos na videira na comunidade de fé, oração e partilha” (p. 97).
O Papa Francisco na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium faz um apelo a todos nós, cristãos e cristãs para que não nos deixemos roubar o entusiasmo missionário, a alegria da evangelização, a comunidade, o Evangelho e o ideal do amor fraterno! (conforme números 80, 83, 86, 92, 97 e 101).
Estimados vocacionados e vocacionadas, não tenham medo de se deixar tocar e atrair pela mística transformante do amor e segui-la em suas vidas, atraindo outros para que também se tornem cada dia melhores e assim melhorem o mundo. “Vós sois o sal da terra, vos sois a luz do mundo, levai aos povos todos o amor, meu dom fecundo. Teu Reino, ó Jesus Cristo, queremos propagar, Seguindo o teu exemplo, o mundo transformar!”(Hino do Ano Nacional do Laicato)
Autor: Ir. Karina Skorek - Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria