Artigos e Notícias -voltar-
Partilhando a caminhada do Serviço de Animação Vocacional em 2018
Créditos foto: PASCOM/SAV Full Width Post Format
O SAV - Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Santa Cruz do Sul tem se organizado e desenvolveu suas atividades a partir do planejamento anual realizado no início do corrente ano. Nesta caminhada, a equipe somou forças no animar, despertar, discernir e acompanhar as vocações de adolescentes, jovens e famílias, como instrumento precioso para suscitar em cada comunidade cristã o desejo de sair das próprias fronteiras e seguranças pessoais e criar um coração missionário, capaz de testemunhar os valores do Evangelho, por que acredita que “a comunidade é a casa e a família onde nasce a vocação” (Papa Francisco). Os jovens, como diz Francisco, são a “esperança da missão e caminheiros da fé”. Portanto, é com eles que a Igreja deve contar para concretizar sua missão de Bom Samaritano e de Bom Pastor.
Com este espírito, a equipe vocacional organizou seus trabalhos vocacionais, iniciando com as reuniões trimestrais que realizou durante o ano. Estas reuniões contribuíram para a reflexão, partilha, planejamento e avaliação da caminhada. Dentre as atividades, programou-se dois encontros vocacionais para o mês de agosto: um em Arroio do Meio e outro em Santa Cruz do Sul, com o tema: “Um motivo para viver”. Além dos encontros, as atividades realizadas foram: elaboração de folders, fitinhas e adesivos; trabalho vocacional nas escolas; visita e bênção de casas; celebrações vocacionais nas comunidades, encontros e retiros com catequizandos, especialmente com crismandos. Estes trabalhos vocacionais aconteceram por ocasião de animar os jovens para os encontros vocacionais, do Jubileu de Vida Religiosa Consagrada de Irmã Nelcy Zwirtes, Jubileu de Ordenação de Pe. Pedrinho Rabuske, Alfonso Antoni e Silvério Schneiders, ordenação presbiteral de Rodrigo Eduardo Hillesheim e a festa da paróquia Santo Antônio, em Santa Cruz do Sul.
Como avaliação e perspectiva de continuidade a equipe se propõe a retomar a formação e trabalho dos Animadores Vocacionais nas paróquias; continuar com a integração no Setor Jovem da Diocese para fortalecer os encontros de jovens nos trabalhos vocacionais.
Percebe-se que, nos locais onde as pastorais e lideranças se comprometem com o cultivo vocacional das juventudes, cresce a presença e o interesse na vida de comunidade, nos grupos de jovens, no cultivo da vocação e, especialmente, na construção do projeto de vida. Estes espaços juvenis, se bem acompanhados, podem se tornar verdadeiros canteiros vocacionais para o fortalecimento da fé e missão das juventudes.
Neste espírito de serviço, o SAV quer continuar sua missão, inspirando-se em Maria, a primeira vocacionada do Pai que, movida pela sua humilde fé, acolheu o Verbo da vida. Que Maria ajude a tantos jovens dizerem seu “Sim”, com ardor missionário, a fim de responderem às urgências da Boa Nova do Evangelho.
Gratidão a Deus por sua presença e luz na vida e missão durante o ano, pela presença e serviço no despertar vocacional de diversas jovens e pela busca de integrarem-se na comunidade local.
Autor: Ir. Luciana Pitol - Missionária Scalabriniana