Artigos e Notícias -voltar-
Animação Vocacional Marista
Créditos foto: Maristas Full Width Post Format
A animação vocacional é entendida como meio e ação da comunidade cristã, animada pelo Espírito Santo, a exemplo de Jesus e tendo Maria como modelo. Esta animação facilita os instrumentos necessários para chegar à realização integral da pessoa. Seja qual for a etapa da vida em que se está, consiste em acompanhar a resposta pessoal ao chamado à vida plena.
Se entendermos assim a vocação, não podemos separá-la das outras pastorais (juvenil, universitária, social...). A animação vocacional engloba todas e dá unidade e sentido a tudo. Assim, quando falamos de pastoral juvenil, educativa ou familiar, estamos falando intrinsecamente de animação vocacional.
Entendendo desse modo o conceito de cultura vocacional, a animação vocacional marista promove a vivência da própria vocação como um dom sempre novo. Respondemos a este dom sendo testemunhas convictas e com capacidade de influenciar de modo que outros tenham a mesma oportunidade de se sentirem chamados.

Nossa vida pessoal e comunitária está centrada em Jesus e em Seu Evangelho?
Que atitudes tomar para que nossa vida seja testemunha de vida plena em Jesus?

Desde a fundação do Instituto, nosso carisma nos chama a estar entre os jovens. Por este motivo cremos ser imprescindível ir ao seu encontro dentro de sua própria realidade. Os jovens de hoje vivem num contexto e num momento histórico diferente do nosso. São pessoas cheias de vitalidade e energia, de luzes e de sombras, de impetuosidade e de afetividade. Neste sentido, percebemos que são pessoas em busca: buscam sentirem-se queridos, escutados e valorizados; buscam nossa companhia, mas que os deixemos caminhar; buscam a paixão, mesmo que muitas vezes não estejam conscientes disso.
O Papa Francisco nos pede para estarmos mais próximos aos jovens. Nos convida para sermos uma igreja em saída, junto à comunidade. Juntos somos mais. Que São Marcelino Champagnat e Maria, nossa Boa Mãe, intercedam pelas crianças e jovens para que sempre tenham acesso à educação e assim formarmos, sempre mais, bons cristãos e virtuosos cidadãos.
Autor: Irmão Geandir Wermann, Animador Vocacional Marista